A Huawei revelou recentemente o HarmonyOS Next – uma nova versão do sistema operacional que não oferecerá suporte para arquivos APK, que são os aplicativos nativos do Android. O CEO da Huawei, Richard Yu, compartilhou que a próxima geração do sistema operacional está pronta para ser lançada aos usuários finais, gerando confusão entre os usuários da Huawei em todo o mundo.
Uma semana após o anúncio, a empresa esclarece que dispositivos internacionais não receberão a atualização do sistema operacional HarmonyOS. Os celulares e tablets Huawei fora da China continuarão utilizando o EMUI – um semelhante ao HarmonyOS, que é baseado no Android, mas não possui os serviços e aplicações do Google – e continuará suportando aplicativos de Android.
A Huawei diz que continuará apoiando desenvolvedores em todo o mundo. A empresa desenvolveu uma comunidade de desenvolvedores de aplicativos, trabalhando exclusivamente para garantir que os aplicativos Android em lojas de terceiros funcionem corretamente em seus dispositivos sem os serviços do Google.
Esta é uma confirmação oficial de que a Huawei continuará a usar o sistema operacional EMUI para os seus dispositivos internacionais até que esteja absolutamente confiante de que todos os seus usuários estejam prontos para aceitar a mudança para o HarmonyOS.