Pular para o conteúdo

Huawei promete HarmonyOS 2.0 aos smartphones em 2021

O sistema operacional ganhou interações de voz baseadas em Inteligência Artificial (IA) que permitem que você interaja com o conteúdo na tela usando sua voz

author ,

huawei mate 20 na mão

Um ano atrás, a Huawei anunciou o HarmonyOS como seu próprio sistema operacional personalizado. O CEO da Huawei, Richard Yu, disse na época que o HarmonyOS poderia ser usado em smartphones a qualquer momento, e agora parece que a Huawei está se preparando para isso.

A Huawei agora anuncia o HarmonyOS 2.0, uma grande atualização de seu sistema operacional personalizado. A empresa está oferecendo uma versão beta do kit de desenvolvimento de software (SDK na sigla em inglês) do HarmonyOS 2.0 para smart TVs, smartwatches e unidades internas para automóveis, mas disse que também planeja oferecer uma versão do SDK para smartphones em dezembro de 2020. "Portanto, talvez a partir do próximo ano veremos smartphones com HarmonyOS", disse o executivo.

huawei harmonyos 2.0 beta sdk

A atualização para HarmonyOS 2.0 traz várias melhorias, incluindo a capacidade de construir uma interface de usuário e escalá-la para diferentes dispositivos, incluindo uma TV, smartphone, unidade automotiva e tablet. O sistema operacional também ganhou interações de voz baseadas em Inteligência Artificial (IA) que permitem que você interaja com o conteúdo na tela usando sua voz, como falar o nome de um link em uma página da web ou dizer "Pausa" para controlar um vídeo.

A Huawei vem lidando com a proibição dos EUA há mais de um ano, que a impede de adotar novas versões do Android com aplicativos do Google em seus novos dispositivos. E uma vez que não parece haver um fim para essa proibição à vista, faz sentido que a Huawei considere trazer o HarmonyOS para seus smartphones, já que o sistema operacional está sob seu controle.

huawei emui 11 anuncio

Além disso, a Huawei também anunciou a EMUI 11, mais recente versão da sua interface de usuário personalizada baseada no Android. Devido à proibição mencionada da Huawei, no entanto, a atualização para a EMUI 11 ainda é baseada no Android 10 (ao invés do Android 11), assim como o EMUI 10 foi.

Isso não significa que a Huawei não tenha adicionado novos recursos à atualização EMUI 11. A nova versão traz opções aprimoradas de "Always On Display", vibrações harmonizadas que "dançam" junto com seus toques e temas personalizados para ajudá-lo a personalizar a interface do usuário. Há também um novo recurso de privacidade que mostra um indicador da barra de status quando um aplicativo está acessando sua câmera, localização ou microfone, além de legendas baseadas em Inteligência Artificial para traduções em tempo real de inglês, japonês e coreano para chinês.

A Huawei não disse quando começará a lançar a atualização para a EMUI 11 ao público.

Economia e Mercado
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.