HarmonyOS Next é um novo sistema operacional da Huawei, que, pela primeira vez, é construído em um kernel próprio, completamente independente do Android. Os primeiros dispositivos a receber o sistema operaciona são a série Mate 70, lançada recentemente, o dobrável Mate X6 e o novo tablet MatePad Pro.
O CEO da marca chinesa, Richard Yu, revelou que isso é apenas o começo – todos os dispositivos que a Huawei lançará em 2025 serão baseados no HarmonyOS Next. No entanto, o executivo omitiu um detalhe importante – a mudança se aplica apenas a celulares e tablets lançados na China, já que a empresa ainda luta para lançar o sistema operacional no exterior. Segundo vários analistas ouvidos pela imprensa, o principal obstáculo que a Huawei enfrenta é a disponibilidade de aplicativos.
O HarmonyOS detém uma participação de mercado de 17% na China, à frente do iOS com 16%. No entanto, o Android continua sendo o líder com 68%, o que representa dois terços do maior mercado de celulares do mundo. Mundialmente, o quadro é ainda mais sombrio – o sistema operacional da Huawei tem apenas 4% de participação, enquanto o Android tem 80% e o iOS está em segundo com 16%.
Claramente, teremos que esperar um pouco mais para ver o HarmonyOS Next disponível mundialmente. A Huawei já tem parceiros internacionais, incluindo a plataforma de transporte Grab, que é de Cingapura, e a Emirates – a companhia aérea estatal de Dubai. Ambas têm seus próprios aplicativos para o sistema operacional, e a Huawei espera que outras sigam o exemplo em breve.