Pular para o conteúdo

Índia bane permanente 60 aplicativos chineses, incluindo TikTok e WeChat

O governo não ficou satisfeito com as respostas das empresas de aplicativos em relação à coleta e compartilhamento de dados no país

author ,

tiktok app logotipo

Atualização: 26 de janeiro de 2021 - O governo indiano instituiu oficialmente uma proibição permanente contra os aplicativos listados inicialmente em junho do ano passado. Esta longa lista inclui TikTok, WeChat, Baidu e vários aplicativos da Xiaomi.

De acordo com a imprensa local, o governo não ficou satisfeito com as respostas das empresas de aplicativos em relação à coleta e compartilhamento de dados no país.

Artigo original: 29 de junho de 2020 - O governo indiano anunciou hoje, 29, que baniu 59 aplicativos móveis chineses, que são prejudiciais à soberania, integridade e defesa da Índia, segurança do estado e da ordem pública.
O Ministério da Tecnologia da Informação do país comunicou que recebeu muitas reclamações de várias fontes, incluindo vários relatórios sobre o uso indevido de alguns aplicativos móveis, disponíveis nas plataformas Android e iOS, por roubar e transmitir clandestinamente os dados dos usuários de maneira não autorizada para servidores com localizações fora da Índia.

O governo acredita que a medida vai salvaguardar os interesses de milhões de usuários indianos de celulares e internet, buscando garantir a segurança e a soberania do ciberespaço indiano.

Lista de 59 aplicativos que foram banidos:

  1. TikTok
  2. Mi Community
  3. Weibo
  4. WeChat
  5. SHAREit
  6. Clash of Kings
  7. DU recorder
  8. YouCam Makeup
  9. DU Battery Saver
  10. DU Browser
  11. DU Cleaner
  12. DU Privacy
  13. DU Recorder
  14. Clean Master – Cheetah
  15. Cache Cleaner
  16. DU Apps Studio
  17. Baidu Translate
  18. Baidu Map
  19. QQ Launcher
  20. QQ Security Centre
  21. QQ Player
  22. QQ Music
  23. QQ Mail
  24. QQ NewsFeed
  25. WeSync
  26. QQ International
  27. New Video Status
  28. V Fly Status Video
  29. Mobile Legends
  30. Vmate
  31. ES File Explorer
  32. Mi Video call-Xiaomi
  33. Parallel Space
  34. SelfieCity
  35. Mail Master
  36. Vault-Hide
  37. Vigo Video
  38. Bigo Live
  39. UC News
  40. UC Browser
  41. BeautyPlus
  42. Xender
  43. ClubFactory
  44. Helo
  45. LIKEE
  46. Kwai
  47. ROMWE
  48. SHEIN
  49. NewsDog
  50. Wonder Camera
  51. Photo Wonder
  52. APUS Browser
  53. VivaVideo- QU Video Inc
  54. CM Browser
  55. Virus Cleaner (Hi Security Lab)
  56. Meitu
  57. Hago Play With New Friends
  58. Cam Scanner
  59. We Meet
  60. Sweet Selfie

Leia o comunicado do governo indiano na íntegra:

A compilação desses dados, sua mineração e criação de perfis por elementos hostis à segurança e defesa nacional da Índia, que acabam colidindo com a soberania e a integridade da Índia, é uma questão de preocupação profunda e imediata, que requer medidas de emergência.

O Ministério também recebeu muitas representações levantando preocupações dos cidadãos sobre a segurança dos dados e risco à privacidade em relação à operação de determinados aplicativos. A Equipe de Resposta a Emergências por Computador (CERT-IN) também recebeu muitas representações dos cidadãos em relação à segurança dos dados e à violação da privacidade que afetam as questões de ordem pública. Da mesma forma, houve preocupações bipartidárias semelhantes, sinalizadas por vários representantes públicos, tanto fora como dentro do Parlamento da Índia. Houve um forte coro no espaço público para tomar ações estritas contra os aplicativos que prejudicam a soberania da Índia, bem como a privacidade de nossos cidadãos.

Com base nessas informações e após o recebimento de informações recentes e confiáveis de que tais aplicativos representam ameaça à soberania e integridade da Índia, o governo da Índia decidiu proibir o uso de determinados aplicativos, usados em dispositivos móveis e não móveis habilitados para Internet.

Aplicativos
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.