Pular para o conteúdo

Índia exigirá suporte ao sistema de navegação local 'NavIC' para todos celulares

A fonte afirma que o governo indiano teve reuniões privadas com Samsung, Xiaomi e Apple, entre outros fabricantes, para pressionar as marcas pela implementação do NavIC nos celulares

author ,

Índia exigirá suporte ao sistema de navegação local 'NavIC' para todos celulares

O governo indiano está pressionando os fabricantes de celulares a oferecer suporte ao seu sistema de navegação local NavIC em dispositivos a partir de 1º de janeiro de 2023, relata a Reuters. O NavIC é o nome operacional para o Sistema de Satélite Regional de Navegação da Índia (IRNSS), desenvolvido pela agência espacial da Índia para fins militares e comerciais. O sistema é composto por oito satélites e cobre o continente indiano e a região que se estende até 1.500km de seus limites.

De acordo com a publicação da Reuters, o governo indiano quer exigir que as marcas de celulares adotem o NavIC em seus dispositivos, pois reduziria a dependência de sistemas de navegação estrangeiros, como o GPS dos EUA e o GLONASS da Rússia.

Em um comunicado à imprensa , o governo indiano disse que o NavIC (que significa marinheiro ou navegador em idiomas indianos) é "tão bom quanto o GPS dos Estados Unidos em termos de precisão de posição e disponibilidade em sua região de serviço" e que contar com sistemas de navegação estrangeiros gera preocupações para setores estratégicos, pois existe o risco de bloqueio do serviço em determinada situação. Isso é algo que a Índia aprendeu da maneira mais difícil durante a Guerra Índia-Paquistão Kargil em 1999, quando os EUA negaram o pedido da Índia por dados de GPS, levando-a a desenvolver seu próprio sistema de navegação.

A fonte afirma que o governo indiano teve reuniões privadas com Samsung, Xiaomi e Apple, entre outros fabricantes, para pressionar as marcas pela implementação do NavIC nos smartphones que forem vendidos a partir de 1º de janeiro de 2023. As fabricantes, no entanto, teriam levantado preocupações sobre o aumento dos custos de pesquisa e produção para tornar seus dispositivos compatíveis com o NavIC. Tornar os dispositivos compatíveis com NavIC também exigiria mais autorizações de teste, o que, com prazo de 1º de janeiro, poderia atrapalhar seus lançamentos planejados.

O executivo da Samsung na Índia, Binu George, teria dito às autoridades indianas que o suporte ao NavIC requer muitos outros componentes além de apenas novos processadores e mudanças de hardware. Não está claro quais mudanças exatamente são necessárias, já que vários processadores, incluindo o Snapdragon 8 Gen1 da Qualcomm, já possuem suporte ao NavIC. Por curiosidade, os iPhones da Apple atualmente não têm suporte NavIC, mas isso também pode mudar no futuro.

A Reuters relata que as marcas pediram um prazo até 2025 para a implementação do NavIC e devemos esperar uma decisão final em alguns dias.

Economia e Mercado
X

🍪 Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar este site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.