Se você pensou que o ano novo colocaria fim à proibição de venda de iPhone 16 na Indonésia, repense sobre isso. A Reuters relata que a Indonésia quer que a Apple construa uma fábrica de componentes de iPhone no país para que as suas vendas sejam liberadas.
O Ministro da Indústria da Indonésia, Agus Gumiwang Kartasasmita, teria tido várias reuniões com executivos da Apple nos últimos dias, e os dois lados estariam de acordo com uma fábrica de rastreadores Apple AirTag, que será instalada na Ilha de Batam. A Apple se comprometeu anteriormente com um investimento de US$ 1 bilhão no país, mas isso ainda não é o suficiente para que as autoridades indonésias liberem a venda de iPhone 16.
A raiz da proibição do iPhone 16 remonta a uma lei indonésia específica que exige que empresas estrangeiras forneçam 40% de conteúdo local para operar localmente. As empresas podem cumprir esses requisitos fabricando produtos localmente, desenvolvendo software localmente ou estabelecendo centros de pesquisa e desenvolvimento.
Do jeito que está, a Apple terá que continuar suas negociações com o governo indonésio enquanto aguardamos o próximo passo nessa saga em andamento.