Com o iOS 15, a Apple perguntará aos usuários se desejam habilitar anúncios personalizados em aplicativos próprios. A empresa, que promete privacidade em primeiro lugar e transparência, manteve esta permissão habilitada por padrão para usuários em versões mais antigas do iOS. A decisão da Apple de adicionar este aviso no iOS 15 é provavelmente uma medida para evitar possíveis ações judiciais.
Ao entrar na App Store pela primeira vez no iOS 15, você verá um novo aviso, que esclarece:
Anúncios personalizados em aplicativos da Apple, como App Store e Apple News, ajudam você a descobrir aplicativos, produtos e serviços que são relevantes para você. Protegemos sua privacidade usando identificadores gerados por dispositivo e não vinculando informações de publicidade ao seu ID Apple.
Ativar os anúncios personalizados aumenta a relevância dos anúncios exibidos, permitindo-nos usar dados como informações da conta, compras de aplicativos e conteúdo e, quando disponíveis, os tipos de notícias que você lê.
A Apple não rastreia você nem compartilha suas informações pessoais com terceiros.
Como o aviso sugere, a Apple estaria centrada na privacidade, mesmo se você tiver os anúncios personalizados ativados. Também é importante notar que desativar essa configuração não afetaria o número de anúncios exibidos. Isso apenas os tornaria menos relevantes nos aplicativos próprios da Apple.
A atualização também adiciona uma nova seção de recomendação personalizada em Configurações> App Store que vincula às interações dos usuários com a App Store. Nessa página, você pode visualizar essas interações (como aplicativos comprados, assinaturas, encomendas e classificações), bem como limpar os dados de uso do aplicativo.
A Apple deve lançar o iOS 15 junto com sua nova linha de iPhone 13 ainda este ano.