Há alguns dias, a Apple finalmente começou a permitir que os usuários avaliassem publicamente seus aplicativos pré-instalados no iOS. Aplicativos nativos do sistema, como Tempo, Safari e outros, agora podem ser avaliados como qualquer outro aplicativo de terceiros na App Store. Parece que a empresa está se concentrando em dar aos usuários mais opções para deixar comentários sobre os aplicativos facilmente, já que agora fez outra mudança significativa na App Store. Os usuários do iOS 15 agora podem denunciar aplicativos suspeitos na App Store, mesmo antes de ser prejudicado.
A Apple adicionou o botão "Reportar um Problema" nas opções de aplicativos na App Store do iOS 15. Quando clicado, o botão redireciona os usuários a um site externo que inclui a opção denunciar um possível golpe ou fraude.
Anteriormente, os usuários só podiam relatar um problema deste tipo se caíssem em um golpe e pagassem o preço. Portanto, não era possível relatar fraudes óbvias sem pagar por uma compra no aplicativo ou pelo próprio aplicativo. Com esta nova mudança, todos os usuários terão a chance de sinalizar um aplicativo suspeito, mesmo sem ter feito nenhuma compra ou microtransação.
Antes do iOS 15, a única maneira de fazer uma denuncia seria rolar até a parte inferior da aba Aplicativos ou Jogos na App Store, ir para uma página externa onde você precisaria se conectar novamente. Em seguida, você escolheria entre "Denunciar atividade suspeita", "Informar um problema de qualidade", "Solicitar reembolso" ou "Encontrar meu conteúdo". Nenhuma das opções oferecia uma maneira clara de denunciar um golpe e a opção "Relatar atividade suspeita" redirecionaria você para o suporte da Apple.
Vale ressaltar que a Apple tem apenas 500 moderadores humanos para aplicativos, em comparação aos milhares de humanos em outras empresas como Facebook e Google. Portanto, ainda não se sabe com que rapidez ou eficácia a Apple responderá a esses relatórios de possíveis fraudes.
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