Os novos iPhones Pro estão aqui: o iPhone 16 Pro e o iPhone 16 Pro Max ganham o novo processador A18 Pro da Apple, um novo controle de câmera e um importante salto na autonomia de bateria. Há uma nova câmera principal também, uma nova ultra-angular e uma telefoto 5x no Pro. O design de titânio permanece, enquanto a Apple anuncia as molduras de tela mais finas de todos os tempos em qualquer produto que já fez.
Assim como os rumores anteciparam, a Apple Intelligence – conjunto de recursos baseados em inteligência artificial (IA) da Apple – não estará disponível desde o primeiro dia. Em vez disso, chegará como uma atualização de software gratuita no mês, sendo limitada ao inglês dos Estados Unidos na maioria das regiões ao redor do mundo. Isso inclui ferramentas de escrita, gravação, transcrição e resumo de áudio, notificações resumidas, resumos de e-mail, além de uma Siri redesenhada.
O iPhone 16 Pro tem uma tela de 6,3 polegadas e o Pro Max vai para 6,9 polegadas, quebrando o recorde de maior tela entre todos os celulares da Apple. A Apple promete até 20% mais desempenho sustentado para a nova série Pro, em comparação com seus antecessores, graças a melhorias na dissipação de calor e eficiência. O processador A18 Pro é baseado em uma litografia avançada de 3nm e tem um novo motor neural de 16 núcleos. Há um aumento de 17% na largura de banda total da memória do sistema, o que também beneficia a GPU de 6 núcleos, que é até 20% mais rápida do que a geração anterior.
A nova CPU de 6 núcleos é "a mais rápida em um smartphone", segundo a Apple, ostentando dois núcleos de desempenho e quatro núcleos de eficiência que podem executar a mesma carga de trabalho do iPhone 15 Pro 15% mais rápido, usando 20% menos energia.
Assim como os outros iPhones 16, os modelos Pros também oferecem um novo controle de câmera a partir de um botão tátil lateral, incluindo um sensor de força de alta precisão que permite o gesto de pressionar levemente e um sensor capacitivo que permite interações de toque e deslizamento. Você pode usá-lo para ajustar o zoom, a exposição e a profundidade de campo no aplicativo de câmera. Em breve, você também terá uma função de obturador de dois estágios. Os desenvolvedores poderão usar isso em seus aplicativos também.
Falando em câmeras, há uma nova câmera principal Fusion com um sensor quad-pixel de 48MP – mais rápida e eficiente – que suporta gravação de vídeo em 4K a 120 quadros por segundo em Dolby Vision, uma novidade em um smartphone. A Apple também promete atraso zero do obturador para imagens ProRAW e HEIF de 48MP. Ambos os iPhones 16 Pro agora podem tirar fotos espaciais além de vídeos. Quatro novos microfones com qualidade de estúdio também estão incluídos.
O iPhone 16 Pro e Pro Max podem se conectar ao satélite mais próximo para enviar e receber mensagens de texto via iMessage e SMS, mesmo fora da cobertura de celular e Wi-Fi.
Os dois iPhones 16 Pro estarão disponíveis em titânio preto, titânio natural, titânio branco e titânio deserto. As pré-encomendas começarão em 13 de setembro e os envios em 20 de setembro. Os preços começam em US$ 999 o Pro e US$ 1.199 para o Pro Max.