Pular para o conteúdo

Libere espaço no celular com gerenciador de armazenamento do WhatsApp

Você pode ficar chocado com a quantidade de espaço que está perdendo, graças a todos os arquivos de suas conversas no WhatsApp

author ,

whatsapp icone android

Se as suas conversas no WhatsApp forem parecidas com as minhas, provavelmente estão recheadas de GIFs, fotos e vídeos. No WhatsApp, tudo em suas conversas é armazenado em seu dispositivo. Como não é um serviço de mensagens em nuvem, você deve verificar seu smartphone de vez em quando para ter certeza de que seus muitos arquivos não estão consumindo espaço de armazenamento valioso.

O WhatsApp está tornando esse processo muito mais fácil ao oferecer um recurso de gerenciador de armazenamento no aplicativo, mas você terá que se juntar ao programa beta do WhatsApp para testá-lo. Isso só é aplicável para usuários do Android. Você pode ficar chocado com a quantidade de espaço que está perdendo, graças a todos os arquivos de suas conversas no WhatsApp.

Para começar, acesse a Google Play Store e inscreva-se no WhatsApp beta. Você sempre pode sair mais tarde se preferir voltar para uma versão estável do aplicativo, e isso não deve afetar suas conversas ou configurações existentes - a menos que o WhatsApp realmente cometa alguma falha grave em seus testes beta. Eu certifiquei de fazer backup de todas as conversas, de qualquer forma.

Depois de se inscrever no beta, certifique-se de usar a Play Store para atualizar o WhatsApp para a versão mais recente do aplicativo. Abra o WhatsApp e toque no ícone de três pontos no canto superior direito. A partir daí, toque em Configurações e, em seguida, toque na opção "Armazenamento e uso de dados" . Por fim, toque em "Gerenciar armazenamento".

whatsapp gerenciar armazenamento

Se você ver uma barra de progresso para o armazenamento, então isso confirma que conseguiu acessar esse recurso que torna muito mais fácil limpar o armazenamento do WhatsApp do que antes. Se você não ver isso, o WhatsApp provavelmente ainda não ativou esse recurso para sua conta beta. Aguarde e verifique novamente mais tarde para ver se aparece.

Abaixo disso, você verá algumas listas dependendo de como você está usando o WhatsApp, incluindo suas conversas (e quanto espaço os arquivos dentro delas estão ocupando), bem como seções destacando os arquivos encaminhados com frequência e os arquivos mais que mais ocupam espaço.

Toque em qualquer uma dessas seções e você terá acesso a uma lista de todos os arquivos aplicáveis. Você pode classificá-los por mais novos, mais antigos ou maiores tocando no ícone de filtro no canto superior direito. Você também pode manter arquivos individuais pressionados para selecioná-los (ou usar o botão "Selecionar tudo") e adicioná-los aos favoritos usando o ícone de estrela ou excluí-los usando a lata de lixo.

whatsapp gerenciar armazenamento

Não há "lixeira", "excluído recentemente" ou qualquer coisa assim, então você só tem uma chance. E, é claro, certifique-se de acessar seu aplicativo de navegação multimídia ou gerenciador de arquivos do Android para terminar de excluir todas as cópias de conteúdo que permanecerem em seu dispositivo.

Você também pode usar as configurações de "download automático de mídia" - encontradas na parte inferior da tela de armazenamento e uso de dados do WhatsApp - para garantir que o aplicativo não esteja baixando nada em segundo plano e enchendo seu armazenamento sempre que seus amigos tagarelas enviaram arquivos em suas conversas. Desligue tudo e você poderá ditar o que será colocado no seu dispositivo (e quando).

Fotos: WABetaInfo

Artigos especiais
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.