Uma pesquisa publicada pela Localytics mostra que a Nokia está dominando o mercado de smartphones com o sistema operacional da Microsoft. O Windows Phone é a aposta da empresa finlandesa para alavancar suas vendas em meio esse mercado onde o sistema operacional já é um ponto forte na escolha dos aparelhos.
As pesquisas são baseadas pelos usuários que utilizam a loja de aplicativos do Windows Phone, o Windows Phone Market place.
Uso do Windows Phone no mundo
A Nokia Global tem mais da metade da cota de mercado dos celulares com Windows Phone 7. Eles cruzaram a marca de 50% em maio deste ano e a tendência é aumentar.
Para dar um empurrão no WP7, a Nokia recebeu um “cheque” de 750 milhões de dólares da Microsoft (cerca de 1 milhão e meio de reais). Dessa forma o Windows Phone cresceu 312% no primeiro semestre deste ano.
Nos Estados Unidos, um mercado que a Nokia vem desesperadamente tentando recuperar, os primeiros Lumia que chegaram às terras do Tio Sam tiveram início lento de aceitação ficando em segundo lugar nas vendas e perdendo para o líder HTC que detém a maior parte de aparelhos nos EUA com o Windows Phone 7.
Uso do Windows Phone nos EUA
É importante ressaltar que esses números serão irrelevantes em relação ao Windows Phone 8 que não será atualizado nos smartphones atuais com o WP7 que receberão atualização somente até o WP 7.8.
O Windows Phone 8 virá com muitas melhorias e suporte para uma maior gama de hardware.
A Nokia já anunciou que em setembro novos Lumia de última geração serão lançados e está confiante com as vendas.