Ir para o conteúdo

Mais smartphones devem oferecer suporte à caneta?

Eu acho que o suporte nativo à caneta nos smartphones é ótimo, honestamente

author,

moto g stylus

Uma caneta nem sempre é algo que muitas pessoas querem nos smartphones, mas existe há muito tempo. Ainda me lembro dos antigos Palm Pilots e Windows Mobile, ambos com uma caneta que poderia ajudá-lo a usar a tela sensível ao toque. Não eram perfeitos, claro, mas fizeram 0o trabalho.

Agora estamos em 2020, a caneta continua existindo e é ótima para desenhar, fazer anotações ou utilizar outros aplicativos do celular. A Samsung adotou muitos novos recursos em sua S Pen ao longo dos anos, e você também tem o Apple Pencil que é um acessório importante para os iPads que o suportam.

Se você procurar um smartphone com suporte nativo a caneta, você deve encontrar poucas opções conhecidas. A LG oferece caneta em smartphones de tela grande semelhantes ao que a Samsung oferece em sua linha Galaxy Note. E agora parece que a Motorola está entrando neste mundo também.

Descrito como um "misterioso smartphone da Motorola", o possível Moto G Stylus ainda não foi completamente revelado pelos rumores, embora tenha vazado fotos de imprensa e fotos ao vivo. Temos o que parece ser um celular muito grande com um pequeno furo na tela e uma caneta. Com base na imagem, parece que a caneta se encaixa bem na parte inferior do aparelho.

Sobre especificações do smartphone, fontes da indústria dizem que haverá um processador Snapdragon 665, 4GB de RAM, até 128GB de armazenamento e uma bateria de 4.000mAh. Se as especificações estiverem certas se intermediário, o que seria ótimo para o mercado. Também podemos ver um smartphone topo de linha. Ou pode até ser um aparelho básico que procura agitar o mercado com uma caneta. Mas tudo o que posso dizer é que espero que seja um modelo sofisticado.

E a caneta? O que a Motorola vai anunciar para ajudar a destacar o acessório, além de incluí-lo no próprio smartphone, é claro (o que já é uma jogada inteligente). Veremos suporte para gestos, como a nova S Pen da Samsung? Ou a empresa vai ser um pouco mais discreta e manter as coisas simples? Ouvimos que a Motorola está preparando alguns recursos de software baseados na caneta, como permitir que você inicie um aplicativo ou atalho ao retirar a caneta, além de um aplicativo Moto Note.

Obviamente, você pode comprar uma caneta universal que provavelmente funcionará com seu celular para desenhar ou anotar. Mas o suporte total à caneta seria ótimo para esses celualres grandes atualmente. Fazer uma anotação no Galaxy Note 10 Plus é rápido e fácil, e também foi para os modelos da geração anterior.

Eu acho que o suporte nativo à caneta nos smartphones é ótimo, honestamente. Eu adoraria ver a Apple seguir o exemplo, mesmo que eu saiba que não é possível para a empresa criar um iPhone que possa guardar uma caneta como o Galaxy Note e o S Pen. O que provavelmente faz com que não valha a pena. Mas, de qualquer forma, acho que o suporte à caneta geralmente é uma vantagem.

Você acha que mais celulares devem ter suporte para caneta? Nos conte!

Artigos especiais