
A maioria das notícias que saem da Computex a cada ano não se aplica ao Android, mas hoje a MediaTek anunciou um novo chipset topo de linha para smartphones com o modem MediaTek Helio M70 5G. O processador é construído usando o processo FinFET de 7nm.
As atuais soluções 5G da Qualcomm e Samsung fazem uso de modems externos, que funcionam bem, mas sugam mais energia, algo como os primeiros celulares LTE com seus modems externos. O modem integrado Helio M70 5G incluído no novo chipset da MediaTek provavelmente terá muito mais eficiência de energia, embora tenha algumas desvantagens. O modem pode se conectar a redes 5G NR sub-6GHz, mas não funciona com as redes mmWave de alta frequência (e maior largura de banda) que estão sendo implementadas pela AT&T , Verizon e T-Mobile – embora seja possível um futuro suporte externo para tais tipos de rede. O modem Helio M70 neste novo chipset também funciona com redes 2G, 3G e 4G.
Este modem integrado suporta velocidades de download de até 4,7 Gbps e upload até 2,5 Gbps, conectividade dupla de HPUE, LTE e 5G (EN-DC), recursos de economia de energia como compartilhamento dinâmico de energia e comutação dinâmica de largura de banda, e mais.
O novo chipset inclui núcleos de CPU ARM A77 e a GPU Mali G77, ambos revelados há apenas dois dias e que devem proporcionar maior desempenho. Há também uma “unidade de processamento baseada em AI totalmente nova”. O chipset também suporta codificação e decodificação de vídeo 4K a 60fps e sensores de câmera de até 80 MP.
O novo processador móvel da MediaTek será testado para os fabricantes no terceiro trimestre deste ano, embora os primeiros dispositivos equipados sejam esperados para o começo do ano que vem. Até lá, provavelmente veremos mais chipsets com modem 5G integrado sendo anunciados pela Qualcomm e pela Samsung.
Xiaomi 12
Xiaomi 13 Ultra
Apple iPhone 7
Google Pixel 2 XL
Samsung Galaxy Z Flip 4
Xiaomi Redmi Note 11 Pro 5G 

