Pular para o conteúdo

Mediatek mira na série Snapdragon 800 com novo Dimensity 9000

Dimensity 9000 vs. Snapdragon 898 será uma batalha que vale a pena assistir; a MediaTek afirma que seu novo chip bate o Apple Bionic A15 em velocidade e o Google Tensor em desempenho de IA

author ,

Dimensity 9000

A Mediatek tem sido uma emblemática desenvolvedora de chips móveis há anos, com a série Dimensity 1000 e o Dimensity 1200 fazendo muito barulho. Mas, a verdade seja dita, esses chips geralmente ainda são alternativas inferiores à série Snapdragon 800, com muitos fabricantes optando pelas séries Snapdragon 865 e Snapdragon 888 da Qualcomm para seus smartphones premium.

Mas agora, a empresa taiwanesa lança o processador Dimensity 9000, especificamente para brigar com os processadores de alto nível da Qualcomm. Este é o primeiro processador de smartphone baseado na litografia de 4nm da TSMC, que é essencialmente uma versão aprimorada do seu processo de 5nm. Portanto, isso deve significar melhorias de eficiência e desempenho geral.

Este também é o primeiro processador Mediatek com um núcleo de CPU da série Cortex-X, incluindo os mais recentes núcleos ArmV9. Esta CPU octa-core consiste em um núcleo Cortex-X2 de 3,05GHz, três núcleos Cortex-A710 a 2,85GHz e quatro núcleos focados em eficiência energética Cortex-A510 a 1,8GHz. A empresa está bastante otimista na capacidade do Cortex-X2, prometendo um aumento de desempenho de 35% e um aumento de eficiência de 37% em relação ao Cortex-X1 em um processo de 5nm.

A Mediatek também fez questão de apontar que seu novo processador possui 8MB de cache L3 e 6MB de cache SLC. Em comparação, o Snapdragon 888 oferece 4MB de cache L3 e 3MB de cache SLC. O Dimensity 9000 parece um grande avanço para a Mediatek.

O Mediatek Dimensity 9000 também inclui a mais recente GPU da Arm - Mali-G710 MC10 - o que resultará em um aumento de desempenho de 35% e um ganho de eficiência de 60% em relação ao Snapdragon 888.

O chip permitirá taxas de atualização de tela de até 180Hz, ray-tracing, câmeras de 320MP, 5G sub-6, Bluetooth 5.3, Wi-Fi 6E 2x2 e mais. A MediaTek afirma que seu novo chip bate o Apple Bionic A15 em velocidade e o Google Tensor em desempenho de IA.

"Estamos avançando propositalmente para os principais níveis e acho que é provavelmente um espaço ao qual as pessoas não associam a Mediatek, historicamente", disse o vice-presidente e gerente geral de marketing da Mediatek, Finbarr Moynihan, em entrevista à imprensa. "Para ser justo, acho que a Mediatek nunca realmente atuou no verdadeiro nível topo de linha dos smartphones. Até certo ponto, nosso concorrente teve esse playground para si por muito tempo."

Economia e Mercado
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.