Pular para o conteúdo

MediaTek se torna maior fornecedora mundial de processadores para smartphones

As vendas da Xiaomi e Samsung também foram grandes impulsionadores de crescimento

author,

mediatek chipset

A maioria das empresas de tecnologia lutou em 2020, mas a fabricante de chips MediaTek provavelmente teve um dos melhores anos de sua história. A empresa finalmente liderou as vendas de processadores para smartphones pela primeira vez, de acordo com dados de uma pesquisa divulgada pela Omdia.

A MediaTek vendeu 351,8 milhões de chips para smartphones em 2020 - um aumento de 113,8 milhões em relação a 2019. Agora ela detém uma participação mundial de mercado de 27,2%, em comparação com apenas 17,2% no ano passado.

No ano passado, a Counterpoint informava que a MediaTek ultrapassou a Qualcomm como a maior fornecedora de processadores móveis do mundo durante o terceiro trimestre. Houve então indicações de que a empresa assumiria mais tarde o posto da Qualcomm. De acordo com a Omdia, o crescimento se deve ao foco da empresa em smartphones básicos e intermediários.

Xiaomi e Samsung ajudam no crescimento da MediaTek

A MediaTek não fez tudo sozinha, no entanto. O maior surto de crescimento veio em cortesia do crescimento geral explosivo da Xiaomi em 2020. Foi a maior cliente da MediaTek em 2020, enviando 223% mais smartphones com os chips da empresa em 2020 do que em 2019.

A Oppo foi a segunda maior cliente da MediaTek em 2020. Esta despachou 55,3 milhões de dispositivos com chips MediaTek em 2020, em comparação com os 46,3 milhões em 2019, de acordo com o relatório da pesquisa.

A Samsung também viu a demanda por seus smartphones baseados em processadores da MediaTek crescer mais de 250% em 2020 em relação a 2019. Uma gama de smartphones intermediários mais baratos da empresa adota processadores MediaTek.

Analistas esperam que a MediaTek continue crescendo em 2021, com empresas como Huawei e Honor se juntando à fabricante de chips.

Economia e Mercado
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.