Pular para o conteúdo

Mercado europeu de smartphones tem pior trimestre desde 2013

A desaceleração foi causada por vários fatores - os componentes ainda estão em falta, o que é agravado pelas restrições relacionadas ao COVID-19 na China, e também há um aumento de inflação e a guerra

author ,

Mercado europeu de smartphones tem pior trimestre desde 2013

O mercado europeu de smartphones registrou seu pior primeiro trimestre em quase uma década, segundo pesquisa da Counterpoint Research, e as coisas ficarão ainda piores segundo os analistas.

O mercado caiu 12% em relação aos três primeiros meses do ano passado nesta região. Com apenas 49 milhões de smartphones vendidos, este foi o pior primeiro trimestre desde 2013. Apenas uma das 5 principais marcas teve crescimento – a Realme dobrou sua participação de mercado.

A Samsung continua a ser a principal fabricante de smartphones na Europa. No entanto, suas remessas caíram 16% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. A Apple, por sua vez, subiu um ponto percentual (ano após ano), mas suas remessas também caíram ligeiramente (-6%).

O primeiro trimestre deste ano viu o lançamento da série de celulares Samsung Galaxy S22 e do smartphone acessível iPhone SE (3ª geração) da Apple, mas eles não resistiram à desaceleração geral do mercado.

Mercado europeu de smartphones tem pior trimestre desde 2013

A desaceleração foi causada por vários fatores - os componentes ainda estão em falta, o que é agravado pelas restrições relacionadas ao COVID-19 na China, e também há um aumento da inflação e a guerra na Ucrânia.

A guerra afeta o mercado de duas maneiras. Primeiro, a Samsung e a Apple saíram da Rússia. Essas marcas costumavam vender cerca de metade de todos os seus respectivos smartphones no país (essas remessas eram apenas 6% do total na Europa, no entanto). As empresas deixaram o país perto do fim do trimestre, então os efeitos completos serão sentidos no segundo trimestre.

Isso é parte do motivo pelo qual os analistas acreditam que as coisas vão piorar no segundo trimestre. Não são apenas as remessas de celulares, a guerra pode reduzir a disponibilidade de matérias-primas usadas para fabricar eletrônicos. Além disso, os países europeus estão vendo aumentos acentuados no custo de vida, de modo que menos pessoas comprarão novos smartphones.

Continuando a lista, a Xiaomi sofreu a maior queda – suas remessas caíram 36% em relação ao ano passado. A Oppo manteve sua participação em relação aos outros, mas isso ainda significa menos celulares enviados (nota: os números da Oppo incluem a OnePlus). A Realme, surpreendentemente, vendeu 67% mais smartphones do que no primeiro trimestre de 2021, dobrando sua participação de mercado.

No ano passado, o mercado europeu estava no caminho da recuperação, pois cresceu 8% (em relação ao fraco 2020). Essa recuperação parou com uma queda no primeiro trimestre e uma previsão sombria para o segundo trimestre (e até vários trimestres futuros).

Economia e Mercado
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.