Pular para o conteúdo

Microsoft pode fechar sua divisão de telefones

O fim da divisão de telefones da Microsoft, pode representar o fim da linha Lumia, mesmo que a atenção aos aparelhos já esteja baixa, agora é possível que fique ainda mais rara

author ,

Microsoft deve desativar centro de design e fabricação na Finlândia

A Microsoft anunciou oficialmente seus planos para agilizar o negócio de hardware e smartphone da empresa, além de estar "realinhando" todo o setor, o que terá impacto em até 1850 postos de trabalho. Como resultado, a empresa assumirá um prejuízo e reestruturação de cerca de US$ 950.000.000, dos quais cerca de US$ 200.000.000 será direcionado para indenizações.

Relatos ainda não confirmados, indicam que a Microsoft está transportando trabalhadores de Tampere para a sede de Espoo e muitos deles retornarão sem emprego.

Entre os 1.850 empregos que serão cortados - 1.350 deles serão na Finlândia (Microsoft Mobile Oy) e 500 em filias adicionais a nível global. Os funcionários da Microsoft Oy, separados na filial de vendas não serão afetados.

Microsoft deve desativar centro de design e fabricação na Finlândia
A Microsoft já fechou o centro de R&D (pesquisa e desenvolvimento) em Salo após o corte de 2.300 postos de trabalho, Tampere e Espoo ano passado (e Espoo ainda está em andamento). Isso veio depois de cortar 1.050 funcionários em Salo e Oulu e o fechamento do centro de Oulu em 2014.

O que está acontecendo agora pode ser o fim - a Microsoft pode estar fechando sua divisão de telefones. Mas isso não quer dizer que esse é o fim da linha Lumia, se as atenções à família de aparelhos já andava baixa, é possível que ela fique ainda mais rara. Dispositivos como o Lumia 950 e o Lumia 950 XL continuarão no mercado e com assistência da marca, mas não espere a mesma frequência em lançamentos. Lembrando mais uma vez, isso não está confirmado, veja o que tem a dizer o CEO Satya Nadella:

"Estamos focando nossos esforços de telefone onde temos diferenciação - com as empresas que valorizam a segurança, gerenciabilidade e nossa capacidade Continuum, e consumidores que valorizam o mesmo. Vamos continuar a inovar em todos os dispositivos e sobre nossos serviços de nuvem em todas as plataformas móveis".

Microsoft deve desativar centro de design e fabricação na Finlândia
Ainda assim, a participação do Windows Phone no mercado caiu abaixo de 1%, de acordo com a Gartner. Sem falar que o Windows Phone já perdeu com a negociação da antiga divisão mobile da Nokia (vendida a uma subsidiária da Foxconn). Uma empresa recém formada chamada HMD global (com bênção, orientação e patentes da Nokia) estará fazendo telefones e tablets Android com a marca Nokia.

Agora finalmente, será que o Surface Phone terá sua vez? Há sempre os rumores de um Surface Phone da Microsoft para 2017. Os tablets Surface foram inicialmente um grande (e caro) dispositivo, que desde o lançamento cresceu em popularidade e sucesso.

Comente, deixe-nos saber o que você pensa sobre essa notícia. E continue atento ao MaisCelular para saber mais informações.

Fontes: Microsoft Corp. / HelSingin

Microsoft
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.