A montadora chinesa Nio lançou seu primeiro celular no final de 2023, chamado simplesmente de Nio Phone. Agora, soubemos pelo fundador e CEO, William Li, que a empresa concluiu o desenvolvimento de seu sucessor – o Nio Phone 2. No entanto, isso não significa que o smartphone esteja sendo anunciado agora.
O Nio Phone 2 está entrando em fase de fabricação e será lançado ainda este ano, embora o executivo não tenha definido uma data específica. O CEO confirmou que a empresa se concentrará em lançar apenas um novo celular por ano, em vez de dividir sua atenção entre vários (muitas novas marcas de smartphones começam assim).
Afinal, por que uma fabricante de carros elétricos está desenvolvendo celulares? “A questão é que a Huawei e a Xiaomi estão fabricando carros. Esta é, primeiro, uma estratégia defensiva para a Nio”, diz William Li. Todos os celulares modernos podem se conectar a carros Nio, é claro, mas a melhor integração é oferecida pelos próprios smartphones da Nio.
E a empresa está usando os celulares como uma vantagem na venda de carros novos – a publicação chinesa Lanjinger informou que os compradores de novos carros da Nio ganham o Nio Phone como brinde (esta promoção seria válida apenas até o final de março).
Pode não parecer muito quando você compara os preços de um novo carro elétrico e de um novo celular. Mas é uma grande vantagem – o Nio Phone pode funcionar como as chaves do seu carro, permitindo-lhe trancar e destrancar o veículo, ligá-lo remotamente e controlar o ar-condicionado para que seja agradável ao entrar no carro, independentemente de quão quente ou frio esteja fora dele.