Pular para o conteúdo

O mais recente erro de segurança da OnePlus é sem dúvida o mais bobo até agora

A fabricante chinesa expôs acidentalmente centenas de endereços de e-mail de usuários após tentar convidá-los para uma pesquisa

author ,

oneplus evento anúncio

A fabricante chinesa de smartphones OnePlus anunciou na última terça-feira, 21 seu novo smartphone acessível "Nord", mas os vazamentos sobre a empresa continuam surgindo. Desta vez, essas informações vazadas incluem os endereços de e-mail de seus clientes.

De acordo com uma publicação do Reddit, a OnePlus expôs acidentalmente vários endereços de e-mail de usuários após tentar convidá-los para uma pesquisa. Quem provocou esse problema incluiu os e-mails no campo de destinatários "Para", ao invés de usar o campo "Cco" para ocultar os endereços. O usuário do Reddit que recebeu o e-mail observou que "centenas" de endereços foram incluídos na lista, que também é acessível a todos os destinatários.

vazamento de e-mails oneplus

Os problemas de segurança do OnePlus continuam

Este erro de iniciante ocorre após várias falhas de segurança anteriores da OnePlus. Em junho de 2019, um aplicativo OnePlus pré-instalado continha uma brecha de segurança que expunha os nomes, locais e endereços de e-mail dos usuários. Meses depois, as informações de pedidos particulares dos usuários foram descobertas por meio de uma violação. A parte não autorizada pode ter tido acesso aos nomes, números de contato, e-mails e endereços de entrega dos clientes.

Indiscutivelmente sua maior falha de segurança foi quando até 40.000 usuários foram impactados por uma violação em 2018, da qual os números de cartão de crédito, datas de validade e códigos de segurança dos usuários podem ter sido acessados por terceiros. "Não podemos pedir desculpas o suficiente por permitir que algo assim aconteça. Somos eternamente gratos por termos uma comunidade tão vigilante e informada, e é doloroso decepcioná-lo", afirmou a empresa em resposta à violação de 2018.

Embora esse erro mais recente de exposição de e-mails não pareça tão prejudicial à segurança dos usuários quanto os detalhes expostos do cartão de crédito, pode causar mais do que spam e dores de cabeça de phishing para alguns. Pessoas e/ou empresas maliciosas podem usar esses endereços de e-mail descobertos em futuras tentativas de obter acesso às contas de clientes ou contas on-line que usam o mesmo endereço. Embora isso exija detalhes da senha, fica muito mais fácil resolver meio quebra-cabeça.

Medidas de segurança recomendadas

Na dúvida se o seu e-mail foi um dos endereços expostos acidentalmente pela fabricante chinesa, e mesmo se não houver sido, é recomendado adotar uma senha de segurança forte para proteger suas contas on-line. Para isso, você deve incluir letras maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais e números, e jamais usar seu nome ou seu número de telefone como senha.

ilustração de chave de segurança

A desenvolvedora de softwares SplashData fez uma compilação das mais senhas mais populares em 2019, baseando-se nos vazamentos, e as campeãs foram "123456" em primeiro lugar e "123456789" em segundo lugar. Não precisaria nem dizer, mas um agente malicioso pode quebrar essas chaves de segurança em alguns segundos, invadir sua conta e levar informações confidenciais e importantes.

Caso você não queira fazer isso manualmente, há alguns sites confiáveis que oferecem gratuitamente ferramentas de geração de senhas fortes. Eu recomendo, principalmente, o gerador de senhas do LastPass, serviço oferecido pela desenvolvedora de softwares LogMeIn com sede em Massachusetts, EUA.

Artigos especiais
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.