Pular para o conteúdo

O que é vitrocerâmica? Explicação do "Ceramic Shield" da Apple

A Apple fornece uma pista sobre sua nova escolha de proteção de vidro a partir do seu próprio nome; o segredo são os cristais de cerâmica

author,

apple iphone 12

A linha de iPhones 12 da Apple apresenta uma nova proteção de vidro chamada "Ceramic Shield", o que promete até 4x melhor resistência a quedas do que os iPhones anteriores, desempenho óptico claro e resistência geral a arranhões. A Apple não teve a melhor reputação em proteção de vidro no passado, então isso parece uma melhoria importante.

Então, como exatamente a Apple criou essa nova tecnologia de vidro e como ela se compara a outras opções no mercado? Bem, para começar, é feita pela Corning, os designers por trás do Gorilla Glass.

A Apple fornece uma pista sobre sua nova escolha de proteção de vidro a partir do seu próprio nome. O segredo são os cristais de cerâmica.

Esses pequenos nano-cristais de cerâmica são incorporados à matriz de vidro por meio de um processo de fabricação de cristalização em alta temperatura. A estrutura entrelaçada dos cristais ajuda a desviar rachaduras e lascas. A Corning fortalece ainda mais o vidro por meio de troca iônica (essencialmente aumentando os tamanhos dos íons para criar uma estrutura mais rígida) para ajudar a manter o vidro unido em caso de danos e reduzir os sinais de arranhões.

De acordo com a Corning, o Ceramic Shield é mais resistente do que qualquer vidro de smartphone disponível hoje. A Apple afirma que o Ceramic Shield oferece proteção contra quedas 4x melhor em comparação com todos os modelos anteriores de iPhone, por isso deve ser muito resistente.

O principal benefício na adoção desta cerâmica são as falhas mínimas e resistência resistente. No entanto, as cerâmicas geralmente não são altamente transparentes como o vidro normal. Já vimos vidro cerâmico usado antes na parte de trás de smartphones como o Samsung Galaxy S10 Plus, mas é menos usado como vidro de proteção para telas por este motivo. No entanto, graças ao uso de pequenos cristais de cerâmica que são menores que o comprimento de onda da luz, o Ceramic Shield acaba com uma transparência muito alta, tornando-o adequado para cobrir a tela dos iPhones 12.

Então, como isso difere do recente Gorilla Glass Victus?

A grande diferença é que Victus é um vidro de alumino-silicato reforçado ao invés de uma vitrocerâmica. O vidro de alumino-silicato é conhecido por seu baixo peso, alta resistência a arranhões e extrema dureza. Isso o torna ideal para proteger telas de smartphones. Este tipo de vidro também é resistente a altas temperaturas e degradação química, embora essas propriedades não sejam realmente aplicáveis a aparelhos.

Victus possui proteção contra quedas de até dois metros, mesmo em superfícies ásperas. Victus também oferece resistência a arranhões 2x melhor do que o Gorilla Glass 6 e resistência 4x melhor em comparação com vidros de aluminossilicato dos concorrentes, de acordo com a Corning. Tudo isso sem aumentar a espessura do vidro em comparação com as gerações anteriores.

A Corning não pôde comentar sobre as diferenças específicas de força e resistência a arranhões entre os dois, mas observou que o Gorilla Glass Victus é o Gorilla Glass mais resistente feito até hoje. O Galaxy Note 20 Ultra e o Galaxy Fold 2 vêm com o Victus, e esperamos mais smartphones com ele em 2021.

Sem uma comparação direta, não podemos dizer qual oferece a melhor proteção contra quedas. Mas quer o seu celular tenha o mais recente Ceramic Shield ou Gorilla Glass, os aparelhos estão se tornando mais resistentes a arranhões e quedas.

Artigos especiais
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.