OnePlus pode ser a mais nova marca a entrar no mercado de celulares dobráveis. De acordo com uma patente identificada pela LetsGoDigital, a empresa está imaginando um dispositivo único que é totalmente diferente de outros como Samsung Galaxy Z Fold 3 e Huawei Mate X2.
A patente descreve um celular dobrável da OnePlus que usa duas dobradiças em vez de uma, dividindo-o em três seções dobráveis. A seção mais espessa, onde provavelmente se localiza a bateria e componentes internos essenciais, gira em torno da dobradiça maior. Quando esta seção principal está escondida, o smartphone pode ser usado no formato de sanduíche tradicional. A segunda dobradiça suporta duas seções mais finas. Quando elas são desdobradas, permite que o celular triplique efetivamente sua área de exibição.
O design deste OnePlus parece oferecer alguns benefícios interessantes. O celular pode se sustentar dobrando suas telas para formar um triângulo. Para evitar que as dobradiças saiam de suas configurações, a OnePlus emprega ímãs ativados por um controle deslizante mecânico.
Não é a primeira vez que vimos um celular dobrável com dupla dobradiça. A TCL revelou um conceito em 2019, que se dobrava e se desdobrava na forma de um Z. A Samsung também mostrou sua ideia para uma tela dobrável múltipla no início deste ano. Enquanto o formato permite que as fabricantes adotem telas ainda maiores em celulares dobráveis, dobradiças adicionais podem significar outros pontos frágeis. Além disso, a complexidade de um celular dobrável com uma dobradiça adicional pode resultar em preços ainda mais altos em um momento em que os dobráveis tradicionais já são considerados muito caros.
Obviamente, esta é apenas uma patente registrada pela OnePlus e isso não garante necessariamente que vai se tornar um produto para o consumidor final. Esta pode ser simplesmente uma ideia reserva da OnePlus para o futuro dos celulares dobráveis. Mas não descarte a chance da empresa entrar logo nesse nicho de mercado, especialmente porque os rumores sobre isso ganham cada vez mais força.