Pular para o conteúdo

Pesquisadores desenvolvem câmera ultracompacta do tamanho de grão de sal

A principal aplicação deste novo tipo de câmera é em áreas médicas - os robôs serão capazes de fazer endoscopia minimamente invasiva para diagnosticar e tratar doenças

author ,

Pesquisadores desenvolvem câmera ultracompacta do tamanho de grão de sal

Pesquisadores da Universidade de Princeton e da Universidade de Washington desenvolveram uma câmera do tamanho de um grão de sal grosso. Este sistema de imagem é construído em uma chamada "metassuperfície" com 1,6 milhão de postes cilíndricos e pode funcionar exatamente como um sensor de câmera.

Cada poste atua como uma antena óptica, recebendo luz, para moldar a frente de onda óptica e, em seguida, graças aos algoritmos de IA, uma imagem de alta qualidade é formada em cores vivas. Isso permite que a câmera de metassuperfície capture uma foto colorida em vez de agir como um laser que produzia imagens distorcidas e difusas com um campo de visão limitado. A principal aplicação deste novo tipo de câmera é em áreas médicas - os robôs serão capazes de fazer endoscopia minimamente invasiva para diagnosticar e tratar doenças.

Pesquisadores desenvolvem câmera ultracompacta do tamanho de grão de sal

A fabricação da metassuperfície é baseada em nitreto de silício, o que significa que eles poderiam ser produzidos rapidamente em massa a um custo menor do que as lentes das câmeras convencionais. Os especialistas acreditam que essa descoberta abrirá as portas para formas completamente diferentes de construir dispositivos no futuro.

Inovações
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.