Pular para o conteúdo

Por que é perigoso baixar apps fora da Google Play Store?

Há muitos aplicativos, por exemplo, que servem para roubar dados dos usuários e são voltados especialmente para sistemas Android.

author ,

pessoa sentada com um papel de carinha triste na mão

É praticamente impossível imaginar nossa vida moderna sem os aplicativos que servem como verdadeiros canivetes suíços digitais.

Mas, por trás de muitos aplicativos, há verdadeiros riscos. Principalmente quando não há muita garantia sobre a procedência deles.

Saiba, nesse artigo, quais são esses perigos e por qual razão não é nada aconselhável baixar apps fora da Play Store.

As armadilhas por trás de muitos "aplicativos"

Ao mesmo tempo em que a tecnologia avança cada vez mais, os meios de intromissão, invasão e roubo de informações também ficam mais e mais sofisticados.

Há muitos aplicativos, por exemplo, que servem para roubar dados dos usuários e são voltados especialmente para sistemas Android. Há apps que instalam adware, ou seja, publicidade irregular em vários outros aplicativos e no próprio sistema.

Além desses problemas, há aplicativos que funcionam como uma backdoor, criando um ponto de acesso que permite a um hacker entrar e praticamente controlar todo o dispositivo infectado.

Seus dados não estão totalmente seguros, mesmo diante de aplicativos "confiáveis".

Os riscos existem até na Play Store!

Quando falamos sobre confiabilidade de aplicativos, é muito importante saber a origem, a procedência do aplicativo e o local por meio do qual ele é distribuído, ou seja, disponibilizado para o público em geral.

A Play Store, por exemplo, é a plataforma por meio da qual a Google dispõe aos usuários de sistemas Android os mais variados aplicativos. Em tese, esses aplicativos são verificados e oferecidos aos usuários com certificações de segurança. Mas nem sempre é isso que acontece.

Não é nenhuma novidade que há registros de apps infectados disponibilizados na Play Store. Sempre que essas vulnerabilidades são encontradas, a Google exclui esses aplicativos de suas plataformas. Mas, enquanto isso, muitos estragos podem ser feitos.

Os maiores riscos dos apps falsos

Embora grande parte desses apps infectados "apenas" mostre publicidade indesejada para gerar receita aos hackers, há alguns que são muito mais graves do que isso.

O malware Triout, por exemplo, infecta o sistema e é capaz de recolher, roubar e enviar informações como gravação de ligações telefônicas, monitoramento de mensagens de texto, fotos, dados de localização do GPS (informando a localização do usuário) e muitos outros dados sigilosos.

Um dos exemplos mais graves que podemos mostrar é o malware Loapi, um vírus bastante complexo que é capaz de infectar sistemas Android e dar várias premissas aos hackers, permitindo quase que o controle absoluto do dispositivo móvel infectado.

Se não é possível confiar totalmente no que está disponível na Play Store, os riscos
só aumentam se você baixar um app por outros sites.

Os perigos de baixar apps de fontes não confiáveis

Como você viu, não dá para ter uma segurança completa nem mesmo em plataformas como a Play Store. Fazer o download de um app pelo site oficial da Google nem sempre garante sua integridade total. E o problema só piora com sites alheios.

Mesmo com as falhas expostas aqui, um local como a Play Store ainda é preferível e muito mais recomendável, já que a Google analisa continuamente esses aplicativos e que exclui todos aqueles que apresentam riscos aos usuários quando esses riscos são detectados.

A própria resposta dos usuários ajuda nesse trabalho da Google, sem falar que cada app possui uma seção aberta para comentários e análises dos usuários.

Outras fontes, porém, não possuem esses mecanismos de comunicação com seus usuários, muito menos revisam os apps disponibilizados com boa frequência.

Algumas dicas importantes de segurança

Para minimizar significativamente esses riscos, há vários comportamentos que os usuários podem tomar para aprimorar sua segurança cibernética.

Dentre esses comportamentos, está o cuidado com o recebimento de e-mails suspeitos, acesso a links e websites estranhos e o nível de integridade as redes nas quais você se conecta.

Manter bons antivírus e apps de segurança também ajuda muito. Priorize downloads de aplicativos disponíveis em plataformas oficiais, como a Play Store, ou baixe apps apenas de sites alternativos que sejam confiáveis. Procure também reviews sobre o aplicativo antes de baixá-lo.

Outra ótima dica é baixar uma boa VPN, que é um recurso que aperfeiçoa sua conexão, criptografa seus dados, aumenta sua segurança e ajuda a barrar efeitos negativos de apps nocivos.

Além disso, uma VPN de qualidade melhora a segurança em redes públicas de WiFi, que são, em geral, mais vulneráveis.

Segurança
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.