Pular para o conteúdo

Qualcomm quer comprar ARM em consórcio de empresas

A ARM é crucial para o mercado de tecnologia e pertencer a um fabricante de chips será devastador para a concorrência; se muitas empresas tivessem uma participação, o mercado continuaria justo

author ,

Qualcomm quer comprar ARM em consórcio de empresas

Recentemente, a Nvidia falhou ao tentar comprar a ARM (de propriedade da SoftBank) por US$ 40 bilhões devido à pressão de reguladores. Agora, a Qualcomm está interessada, mas depois que reguladores levantaram preocupações de que isso prejudicaria a concorrência, não há esperança de uma aquisição direta.

Em vez disso, a Qualcomm tem um plano diferente – ou deveríamos dizer um plano antigo, já que relatórios de dois anos atrás indicavam que a Samsung estava considerando uma ideia semelhante. O plano é construir um consórcio de empresas, cada uma das quais possuirá uma pequena parte da ARM.

Anteriormente, a Qualcomm se opôs veementemente ao plano de aquisição da Nvidia com o mesmo argumento – a ARM é crucial para o mercado de tecnologia e pertencer a um fabricante de chips será devastador para a concorrência. Se muitas empresas tivessem uma participação, o mercado continuaria justo.

O CEO da Intel, Pat Gelsinger, já sugeriu que a sua empresa pode apoiar tal consórcio. O executivo teria se encontrado com o chefe da Samsung, Lee Jae-yong, para discutir o tal empreendimento. O co-CEO da fabricante de chips coreana SK Hynix, Park Jung-ho, também falou em formar um consórcio.

Enquanto essas empresas negociam entre si, a SoftBank planeja fazer uma IPO (abertura de capital para captar recursos de forma pública), mas manter uma participação de controle. A empresa deve listar a ARM na bolsa de valores de Nova York. Isso pode gerar problemas porque o governo do Reino Unido, que ainda está debatendo o que fazer, pode pressionar para que a ARM seja listada na bolsa de valores de Londres.

Economia e Mercado
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.