Pular para o conteúdo

Qualcomm Snapdragon 8 Plus Gen1 estreia 30% mais eficiente e 10% mais rápido

A Qualcomm diz que os primeiros dispositivos móveis com Snapdragon 8 Plus Gen1 estarão disponíveis no terceiro trimestre deste ano (julho a setembro)

author ,

Qualcomm Snapdragon 8 Plus Gen1 estreia 30% mais eficiente e 10% mais rápido

A Qualcomm revelou uma versão renovada do seu principal processador móvel. O novo Snapdragon 8 Plus Gen1 promete modestas melhorias de velocidade e notável economia de energia – SD 8 Gen1 também era muito rápido, mas o calor e o uso de energia foram motivos de muitas reclamações.

O Snapdragon 8 Plus Gen1 oferece um desempenho de CPU melhorado em 10% e uma eficiência energética de CPU melhorada em 30%. O núcleo de alta performance Cortex-X2 agora pode atingir 3,2GHz (contra os 3,0Ghz do SD8 Gen1). Os outros núcleos de CPU também receberam aumento na frequência máxima. Além do núcleo principal a 3,2GHz, a CPU inclui núcleos Gold a 2,75GHz e núcleos Silver a 2,0GHz. Isso é superior às frequências máximas de 3,0GHz, 2,5GHz e 1,8GHz do SD8 Gen1, respectivamente.

Da mesma forma, a GPU teve um aumento de frequência em 10%, enquanto reduz o uso de energia em 30%. Além disso, o mecanismo de Inteligência Artificial recebeu uma melhoria de 20% no desempenho por relação de Watt. Os modems sem fio também ficaram mais eficientes.

A eficiência geral de energia do novo processador melhorou 15%. Na prática, um celular usando este chip pode reproduzir um vídeo por 1 hora e 30 minutos a mais do que um smartphone usando o antecessor. Para alcançar essas melhorias, a Qualcomm teve que mudar as suas fundições – o processo continua de 4nm, embora venha da TSMC e não da Samsung.

O restante das especificações do Snapdragon 8 Plus Gen1 continuam iguais às do antecessor, incluindo suporte para até 16GB de RAM LPDDR5 (3.200MHz), armazenamento do tipo UFS 3.1, tela QHD+ em até 144Hz ou 4K em 60Hz com profundidade de 10 bits e HDR10+, Wi-Fi 6/6E e Bluetooth 5.3.

O chipset também adota o mesmo Spectra ISP triplo de 18 bits que suporta sensores de até 200MP e captura de vídeo 8K a 30fps (ou 4K a 120fps), além de truques de processamento de imagem como redução de ruído multi-frame e HDR escalonado/DoL, além de um mecanismo dedicado para efeito bokeh e suporte para os formatos HLG, HDR10+ e Dolby Vision.

A Qualcomm diz que os primeiros dispositivos móveis com Snapdragon 8 Plus Gen1 estarão disponíveis no terceiro trimestre deste ano (julho a setembro).

Lançamentos
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.