Pular para o conteúdo

Remessas globais de smartphones caem 6% pela escassez de chips

Em meio ao caos, a Apple recuperou seu lugar como o segundo maior fabricante de smartphones, graças às fortes vendas do iPhone 13

author ,

qualcomm chipset

Os fabricantes de smartphones estão lutando para atender à demanda por seus produtos este ano. No entanto, uma nova pesquisa da Canalys nos dá uma ideia melhor de como a situação está ruim.

De acordo com o último estudo da empresa, as remessas globais de smartphones caíram 6% no terceiro trimestre de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado. Notavelmente, isso ocorreu depois que o mercado de celulares viu um aumento de 27% no primeiro trimestre de 2021 e uma melhoria de 11% no segundo trimestre, em comparação com o ano passado.

O grande perdedor no terceiro trimestre de 2021 foi a Xiaomi. Enquanto a participação de mercado da empresa chinesa permaneceu consistente em 14%, a Apple teve um grande aumento nas remessas. Estimulada pelas fortes vendas de iPhone 13 e uma cadeia de suprimentos aparentemente resiliente, a empresa recuperou o segundo lugar no ranking, saltando de 12% para 15% neste período. Curiosamente, este resultado foi conquistado apesar dos rumores de um corte substancial na meta de produção do iPhone 13.

A Samsung permaneceu como a maior fabricante de smartphones no trimestre, com 23% do mercado. Enquanto isso, as duas marcas irmãs Vivo e Oppo ficaram com uma fatia de 20% juntas.

Notavelmente, a Canalys não é a única empresa que registrou remessas em declínio. A Counterpoint reduziu recentemente sua previsão de crescimento das remessas para o segundo trimestre de 2021 de 9% para apenas 6%, citando a escassez de chips.

Então, quando vai acabar a escassez? De acordo com a Canalys, ainda vai demorar muito. A pesquisadora, no entanto, espera que a escassez diminua bem em 2022, sugerindo que lançamentos do ano que vem provavelmente ainda serão afetados.

Remessas globais de smartphones caem 6%; Apple vence corrida

Economia e Mercado
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.