Pular para o conteúdo

Samsung anuncia chip Exynos 2200 com recursos avançados para jogos

A GPU é baseada na arquitetura AMD RDNA2 e traz recursos avançados, como ray tracing e sombreamento de taxa variável para os dispositivos móveis - o primeiro chip de celulares a suportar isso

author ,

Exynos 2200

A Samsung apresentou o Exynos 2200, seu novo processador móvel topo de linha que vai estrear com a série de smartphones Galaxy S22 em determinados mercados.

O Exynos 2200 é construído com a tecnologia de processo "EUV" de 4nm e vem com uma unidade de processamento gráfico (GPU) personalizada chamada Xclipse. Esta GPU é baseada na arquitetura AMD RDNA2 e traz recursos avançados, como ray tracing e sombreamento de taxa variável para os dispositivos móveis - o primeiro chip de celulares a suportar estas tecnologias.

Exynos 2200

Ray tracing é uma tecnologia que simula o comportamento da luz na vida real, calculando o movimento e a cor dos objetos à medida que os raios de luz refletem nas superfícies. O recurso acelerado por hardware fornece efeitos realistas e gráficos imersivos, tornando os jogos que suportam este recurso mais realistas.

O sombreamento de taxa variável é outra tecnologia implementada em jogos de PC e consoles. O recurso permite que os desenvolvedores diminuam o efeito de sombras em áreas onde a qualidade do jogo não será afetada, melhorando assim a taxa de quadros e a suavidade da jogabilidade.

O Exynos 2200 também é um dos primeiros chips que integram núcleos de CPU Armv9. O processador octa-core possui um único núcleo Cortex-X2 para maior potência, três núcleos Cortex-A710 com balanceamento entre desempenho e eficiência e quatro núcleos Cortex-A510 para eficiência de energia. A Samsung tradicionalmente não revela a frequência dos seus chips, entretanto.

A nova geração de Exynos também possui uma unidade de processo neural (NPU) mais poderosa. Comparado ao Exynos 2100, o desempenho dobrou e está permitindo mais cálculos em paralelo, melhorando a performance geral da Inteligência Artificial.

Exynos 2200

Em outras especificações, o Exynos 2200 suporta câmera única de até 200MP, gravação de vídeo 8K, telas 4K em até 120Hz ou QHD+ em 144Hz. O chipset funciona com memória RAM LPDDR5 e armazenamento UFS 3.1. O modem 5G integrado funciona nas frequências sub-6GHz e mmWave, enquanto o sistema de posicionamento global (GPS) suporta todos os principais padrões e satélites.

A Samsung disse que o Exynos 2200 está atualmente em produção em massa. Não sabemos oficialmente quando a série Galaxy S22 será anunciada junto com o novo processador Exynos 2200, mas rumores apontam para 8 de fevereiro como uma possível data de lançamento.

Samsung
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.