Pular para o conteúdo

Samsung anuncia data de lançamento de chip Exynos com tecnologia AMD

Será este o Exynos 2200 para a série Galaxy S22? Resta saber se o novo Exynos vai competir com os chipsets móveis da Apple, que têm mantido uma liderança significativa

author ,

Samsung anuncia data de lançamento de chip Exynos com tecnologia AMD

A Samsung começou a trabalhar em estreita colaboração com a AMD em 2019, com o objetivo de melhorar as capacidades gráficas dos seus processadores móveis Exynos. A Samsung confirmou na época que as capacidades aprimoradas de GPU chegariam em aproximadamente dois anos. No entanto, não vimos nada sair da parceria ainda. Mas isso mudará em 11 de janeiro de 2022, que é a data definida para o lançamento de um novo processador Exynos - provavelmente o Exynos 2200. Este chip deve ser incluído nas variantes globais da futura série Samsung Galaxy S22.

A Samsung provocou nesta semana em rede social "o próximo Exynos com a nova GPU nascida do RDNA 2", com estreia em 11 de janeiro de 2022. RDNA é o codinome da atual arquitetura gráfica Radeon da AMD, que chegou pela primeira vez na série Radeon RX 5000 de placas gráficas de computadores. O RDNA 2 é usado nos consoles PlayStation 5 e Xbox Series X e Series S, bem como nas placas gráficas Radeon RX 6000 da AMD. A integração da tecnologia em um chip móvel pode fornecer melhorias significativas em relação aos gráficos Adreno, usualmente encontrados na maioria dos chips ARM (que também é baseado na tecnologia AMD).

Vazamentos e rumores anteriores já apontavam para o Exynos 2200 na série Galaxy S22, pelo menos nas regiões onde os smartphones da Samsung geralmente adotam chips Snapdragon. A empresa também anunciou em outubro que um futuro chip Exynos suportaria a tecnologia gráfica ray tracing. Também há rumores de que a Samsung pode vender modelos de Galaxy S22 com chips Snapdragon em regiões que antes só tinham modelos Exynos disponíveis, como a Índia.

Resta saber se o novo Exynos vai competir com os chipsets móveis da Apple, que têm mantido uma liderança significativa sobre qualquer oferta da Samsung, Qualcomm e MediaTek por anos. O Android ainda é a plataforma de jogos preferida de muitos, graças à abundância de opções de hardware e plataformas de software mais abertas, mas na maioria das vezes, a Apple ainda reivindica a vitória em desempenho de jogos.

Samsung
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.