Ir para o conteúdo

Samsung apresenta a interface personalizada 'One UI'

A interface simplifica a navegação em smartphones de tela grande, dividindo efetivamente a tela ao meio

author,

Nos dias de hoje, os smartphones têm muito mais que a função de telefone. São também câmeras, centros de entretenimento, computadores portáteis e muito mais. No entanto, acrescentar novas funcionalidade aos smartphones fez com que suas interfaces de usuário (UI, em inglês) se tornassem mais complexas – o que pode deixar os dispositivos mais difíceis de usar.

À medida que os smartphones ficam cada vez mais sofisticados, os usuários precisam de interfaces que tornem o gerenciamento dos dispositivos agradável e simples. E agora, existe mais uma. A One UI da Samsung é a nova interface de usuário da empresa, que promete um design intuitivo e estética limpa.

Samsung apresenta a interface personalizada 'One UI'

A interface simplifica a navegação em smartphones de tela grande, dividindo efetivamente a tela ao meio. Com a One UI, a metade superior da tela se destina à visualização de conteúdo, enquanto a metade inferior é para interagir com o dispositivo.

Liberar espaço na parte superior da tela cria uma estética mais equilibrada e visualmente confortável, enquanto o foco nas interações na metade inferior aumenta a usabilidade. As guias principais, os botões de ação e os pop-ups são de fácil alcance, para que você possa acessá-los – e concluir sua tarefa – mais rapidamente.

Samsung apresenta a interface personalizada 'One UI'

O design minimalista da One UI elimina distrações desnecessárias e facilita a concentração em uma ação por vez. Os “blocos de foco” da One UI ajudam os usuários a se concentrar em informações importantes, apresentando o conteúdo de uma maneira visualmente confortável. As imagens à direita demonstram como os blocos de foco simplificam a tela inicial da Bixby.

Samsung apresenta a interface personalizada 'One UI'

A interface reduz a quantidade de informações exibidas para oferecer aos usuários uma experiência mais focada e fluida. Ele faz isso com aprimoramentos de design sutis como os “blocos de foco”, que direcionam os olhos para o conteúdo que importa sem sobrecarregar o usuário com informações.

Já com a abordagem simplificada da One UI para o gerenciamento de aplicativos, quando o usuário inicia um app, em vez de preencher a tela com funções que podem não ser úteis naquele momento, a One UI mantém as coisas simples, exibindo apenas as funções e informações de que o usuário precisa para concluir àquela tarefa. Isso significa, por exemplo, que quando um usuário insere um número de telefone no teclado de discagem, as opções de menu não relacionadas à digitação de um número de telefone desaparecem, e são exibidas novas opções para criar um contato ou iniciar uma chamada de vídeo.

Como passamos muito tempo em nossos smartphones, é importante que suas telas sejam confortáveis para os olhos. O conforto visual é especialmente importante quando está escuro, e por isso a Samsung criou um Modo Noturno que pode ser personalizado na One UI. Uma vez ativado, o recurso ajusta o tom, o brilho e o contraste da tela para oferecer aos usuários uma experiência de visualização mais focada e confortável.

Samsung apresenta a interface personalizada 'One UI'

Em breve, devemos saber mais detalhes sobre a One UI. A interface não está disponível para os usuários no Brasil.

Fonte: Samsung

Samsung