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Samsung apresenta primeiro modem 5G para carros

Os carros estão alcançando os smartphones em termos de poder de computação e conectividade; o primeiro modem 5G projetado especificamente para uso automotivo já está sendo produzido em massa

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O novo modem da Samsung permitirá que os futuros automóveis possam se conectar a redes 5G e desfrutar de velocidades de download de até 5,1Gbps. O Exynos Auto T5123 é o primeiro modem 5G projetado especificamente para uso automotivo e já está sendo produzido em massa.

As peças automotivas têm requisitos rigorosos de durabilidade e longevidade, de modo que as montadoras não podem simplesmente usar chips feitos para smartphones.

Na verdade, isso é mais do que apenas um modem. O chip tem dois núcleos Cortex-A55 de CPU e Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) integrado. Ao servir para múltiplas tarefas, o Exynos Auto T5123 reduz o número total de chips de um veículo, o que simplifica as coisas.

Enquanto o Exynos Auto T5123 lida com conectividade e navegação por satélite, a Samsung também apresentou o processador Exynos Auto V7, baseado em litografia de 8nm, para sistemas de infoentretenimento de veículos de médio a alto padrão. O chipset suporta até 32GB de LPDDR4x RAM e o processamento é feito por oito núcleos de CPU Cortex-A76 com clock de 1,5GHz e uma GPU Mali-G76 com 11 núcleos.

O Exynos Auto V7 suporta até quatro telas, portanto, também pode servir aos passageiros nos assentos traseiros. Também há três processadores de áudio integrados, de modo que o chipset pode gerar vários fluxos de áudio. Além disso, existe uma NPU para aplicações de Inteligência Artificial, para tarefas como reconhecimento de fala, rosto e gestos. Isso pode ser usado para qualquer coisa, desde comandos de voz até a construção de um sistema de monitoramento de motorista. E tem mais, o V7 também pode lidar com até 12 câmeras para fornecer recursos como assistência de estacionamento. O sistema de processamento de imagem oferece correção de pixels, compressão de faixa dinâmica e correção de distorção geométrica.

O Exynos Auto V7 também entrou em produção em massa e será adotado por sistemas de infoentretenimento em veículos de próxima geração. Entre eles está o mais recente desenvolvimento da Volkswagen, que foi projetado pela divisão de soluções de componentes de veículos da LG Electronics.

O terceiro e último chip anunciado hoje pela Samsung faz o gerenciamento de energia e foi projetado especificamente para o Exynos Auto V7 e V9. O chip possui proteções integradas para várias condições que podem ser prejudiciais, incluindo sobretensão e subtensão, curtos-circuitos e sobrecarga de corrente.

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