Pular para o conteúdo

Samsung deve iniciar produção em massa de chips de 3nm na próxima semana

Segundo a Samsung, isso permitirá uma redução de área de até 45%, proporcionando desempenho 30% maior e consumo de energia 50% menor, em comparação com o processo existente FinFET

author,

Samsung deve iniciar produção em massa de chips de 3nm na próxima semana

A Samsung deve iniciar a produção em massa de chips de 3nm (nanômetros) na próxima semana, informou uma importante fonte ligada ao assunto. Isso significa que a sul-coreana pode saltar à frente da fabricante de semicondutores taiwanesa TSMC, que iniciará a produção de chips de 3nm no segundo semestre deste ano.

Os chips de 3nm da próxima geração serão construídos com a tecnologia Gate-All-Around (GAA), que, segundo a Samsung, permitirá uma redução de área de até 45%, proporcionando desempenho 30% maior e consumo de energia 50% menor, em comparação com o processo existente FinFET.

No mês passado, o presidente dos EUA, Joe Biden, visitou a fábrica da Samsung em Pyeongtaek para participar de uma demonstração da tecnologia de 3nm da fabricante sul-coreana. No ano passado, houve rumores de que a empresa investiria US$ 10 bilhões para construir uma fundição de 3nm no Texas. Esse investimento cresceu para US$ 17 bilhões e a fábrica deve começar a operar em 2024.

De qualquer forma, a maior preocupação com uma nova litografia de chips é o rendimento. Em outubro do ano passado, a Samsung afirmou que o rendimento de seu processo de 3nm está se aproximando de um nível semelhante ao do processo de 4nm. Embora a empresa nunca tenha mostrado números oficiais, os analistas acreditam que o processo de 4nm da Samsung sofreu problemas de rendimento.

Samsung
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.