Pular para o conteúdo

Samsung e UEA levam conhecimento técnico para alunos do ensino médio

Em parceria com a Samsung, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) inaugura laboratórios móveis com a proposta de difundir o conhecimento em robótica, linguagem de programação e mais

author ,

Universidade do Estado do Amazonas (UEA) inaugura laboratórios móveis

Com a proposta de difundir o conhecimento em robótica, linguagem de programação, movimento maker (que estimula qualquer pessoa a construir, consertar e fabricar diversos tipos de projetos, também chamado de "Faça Você Mesmo" no Brasil), além dos diversos segmentos das engenharias entre os alunos do Ensino Médio da rede pública do Amazonas, chegaram à Universidade do Estado do Amazonas (UEA) dois novos laboratórios móveis da Academia STEM – ambientes de estudos e criações instalados em carretas, em projeto realizado em parceria com a Samsung.

A Academia STEM tem a missão de capacitar e formar profissionais, oferecendo uma estrutura de ações, atividades, iniciativas e programas voltados aos cursos de graduação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em inglês), com a adoção de uma metodologia de aprendizagem que potencialize a melhor disseminação de conhecimento compatível às demandas existentes nas empresas que compõem o polo industrial local.

Ações para promover a atratividade dos estudantes do Ensino Médio fazem parte de um dos pilares do projeto Academia STEM. Por meio de cursos em tecnologias digitais, Indústria 4.0, robótica e programação por blocos, busca-se desmistificar as engenharias como áreas difíceis e inalcançáveis, sobretudo para os estudantes de nível médio público.

Quando as atividades forem retomadas nas escolas de Ensino Médio da rede pública, os dois laboratórios itinerantes, montados dentro de carretas com capacidade máxima de 40 alunos, irão até as instituições, levando cursos e materiais com o que há de mais moderno nas tecnologias (automação, impressão 3D, corte a laser, notebooks, tablets, celulares, componentes de robótica e microeletrônica, dentre outros).

Nessa fase inicial do projeto, as carretas estarão na UEA e serão utilizadas pelos bolsistas do projeto (estudantes de engenharia que irão trabalhar ministrando os cursos futuramente nas escolas públicas de nível médio) respeitando todas as orientações de prevenção e distanciamento social preconizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Fonte: Samsung (adaptado)

Feiras e eventos
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.