A Samsung, em parceria com Google e Qualcomm, lançou o Galaxy XR, seu primeiro headset de realidade estendida (XR) — termo que reúne realidade virtual, aumentada e mista. O aparelho roda Android XR e promete compatibilidade com todos os apps Android.
O Galaxy XR aposta em telas micro-OLED de altíssima densidade (uma por olho) com 3.552 × 3.840 pixels cada — somando 27 megapixels, próximo do 8K. A taxa de atualização pode ser ajustada entre 60 Hz, 72 Hz e 90 Hz. O campo de visão chega a 109° na horizontal e 100° na vertical, ampliando a sensação de imersão.
Para “misturar” o mundo real com o virtual, o headset traz duas câmeras frontais com vídeo pass-through em cores — recurso que mostra o ambiente externo dentro do visor — e ainda captura fotos e vídeos 3D. Outras seis câmeras externas fazem o chamado rastreamento “de dentro para fora” (inside-out), que localiza sua posição sem sensores externos e acompanha os movimentos das mãos. Há também um sensor de profundidade, cinco IMUs (conjuntos de acelerômetros e giroscópios) e sensor de cintilação para melhorar o uso sob luz artificial.
Por dentro, quatro câmeras internas realizam rastreamento ocular e reconhecimento de íris, que serve para desbloqueio e autenticação em apps. A distância interpupilar (DIP) é ajustável entre 54 e 70 mm, e o headset aceita lentes corretivas por meio de inserts ópticos. Um escudo de luz removível bloqueia claridade para experiências de VR e pode ser retirado para conforto.
O conjunto pesa 545 g (com almofada frontal), enquanto a bateria é externa e pesa 302 g — solução que redistribui o peso entre testa e nuca, reduzindo esforço no pescoço. A autonomia anunciada é de até 2,5 horas em reprodução de vídeos 2D do YouTube; em uso geral, tende a cerca de 2 horas.
O desempenho fica a cargo do Snapdragon XR2+ Gen 2, com CPU 20% e GPU 15% mais rápidas que o XR2 Gen 2, além de pass-through colorido em 12 ms. Há 16 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. Em conectividade, o Galaxy XR oferece Wi-Fi 7 (802.11be) de baixa latência e Bluetooth 5.4. O áudio conta com seis microfones e dois alto-falantes de duas vias (woofer + tweeter).
Como plataforma aberta, o Android XR aceita apps existentes e permite criar novas experiências com OpenXR, WebXR e Unity. A integração com o Gemini AI (Google) é central: com o modo de pass-through ativo, o sistema “vê e ouve” o que você vê e ouve, permitindo conversar sobre o ambiente, planejar viagens no Maps, procurar vídeos no YouTube e até iniciar buscas desenhando um círculo com o dedo sobre um objeto no campo de visão.
Para entretenimento, é possível assistir a séries como em um cinema virtual, ver vários jogos ao mesmo tempo e jogar títulos feitos para XR com dicas contextuais do Gemini. A Samsung também destacou o Project Pulsar, editor de vídeo em XR da Adobe, e ferramentas que convertem fotos e vídeos 2D em 3D com apoio de IA.
O Samsung Galaxy XR já está à venda nos EUA e Coreia por US$ 1.800 e inaugura uma família de dispositivos Android XR, incluindo óculos com IA que a Samsung prepara para o futuro próximo.