A Samsung pode incluir resfriamento por câmara de vapor em seus smartphones de 2022, uma tecnologia que falta na série Galaxy S21. Segundo fontes da indústria, os fornecedores de suprimentos estão se preparando para o desenvolvimento da câmara de vapor da Samsung, à medida que a implantação de tecnologias como 5G começa a crescer mais uma vez e os chipsets evoluem mais rápido.
A Samsung já havia usado câmaras de vapor em modelos como o Galaxy S10 Plus e a empresa afirma que isso melhorou a eficiência e o desempenho do smartphone. Mas isso não se repetiu em todos os celulares de alto desempenho da Samsung desde então. As desmontagens sugeriram que nem todos os modelos Galaxy S20 e Note 20 apresentavam a tecnologia, e a série Galaxy S21, por sua vez, abandonou completamente a câmara de vapor.
O que é uma câmara de vapor?
Uma câmara de vapor é uma solução de resfriamento que melhora a dissipação de calor em computadores e smartphones de alto desempenho. Nos celulares, consistem em uma câmara de metal lacrada a vácuo com uma pequena quantidade de líquido dentro. Quando aquecido, o líquido se transforma em gás, resfria e condensa e retorna à fonte de calor por meio de um canal secundário.
Os benefícios seriam óbvios. Smartphones mais frios degradam menos as baterias, enquanto temperaturas mais baixas também significam que o processador pode funcionar com capacidade máxima por longos períodos de tempo, algo importante para jogos e outras atividades exigentes. Por isso, você frequentemente encontra câmaras de vapor em smartphones focados em jogos.
As câmaras de vapor, no entanto, ocupam mais espaço dentro do dispositivo. Este é o espaço que, de outra forma, iria para baterias maiores, antenas adicionais ou outros componentes. Se você quiser o melhor dos dois mundos, terá que se contentar com dispositivos maiores e mais pesados.
Não espere nenhum lançamento da Samsung este ano com essa tecnologia, mas segundo os rumores, podemos ver câmaras de vapor no Galaxy S22.