Pular para o conteúdo

Samsung promove abordagem inovadora de ensino de ciências para professores

O curso Caminhos para o STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), desenvolvido em parceria com o CENPEC, pode ser acessado por desktop ou smartphone em todo o Brasil

author ,

mulher curso online

Já está à disposição para acesso, tanto por smartphones quanto para desktop, o curso Caminhos do STEM, desenvolvido pela Samsung em parceria com o CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) com base na abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

O curso, totalmente gratuito e on-line, está disponível para download na Play Store e no aplicativo do "Respostas para o Amanhã", utilizado na edição brasileira do Solve For Tomorrow, programa global da Samsung que desafia alunos e professores da rede pública de ensino de todo o país a desenvolverem soluções para problemas locais com experimentação científica e/ou tecnológica.

A abordagem STEM, que serve como base para o curso, estimula o desenvolvimento de um aprendizado inovador, criativo e investigativo, considerando as demandas cotidianas dos estudantes para estimular neles o protagonismo na busca por conhecimento. Com o objetivo de auxiliar educadores a estimular alunos constantemente, o curso é organizado em seis módulos, focados em realizar uma discussão sobre o ensino de ciências, apresentar a abordagem STEM, trazer exemplos de projetos nessa perspectiva e de suas contribuições para a aprendizagem, além de propor a elaboração de um plano de trabalho e um momento de avaliação.

O Caminhos do STEM tem carga horária total de 20 horas e dá direito a certificação. É possível acessar os conteúdos quando quiser, sem tempo determinado para completar cada um deles nem prazo para realizar o curso, mas a abertura da aula seguinte depende da finalização da anterior. São oferecidas leituras, reflexões e atividades, além de uma biblioteca com as referências utilizadas na formatação do curso. A proposta é autoformativa, sem mediador da aprendizagem.

O curso tem como proposta utilizar o mesmo método que já demonstrou eficiência no Prêmio Respostas para o Amanhã, edição brasileira do Solve For Tomorrow, programa global da Samsung. No Brasil desde 2014, a iniciativa já envolveu, ao longo de sete edições, 162.906 estudantes, 15.803 professores e 5.036 escolas públicas em 8.113 projetos inscritos.

Fonte: Samsung (adaptado)

Samsung
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.