A Samsung está prestes a ampliar seu ecossistema de inteligência artificial (IA) para além da parceria com o Google. Desde o lançamento da linha Galaxy S24, a gigante sul-coreana tem apostado pesado na Galaxy AI, que hoje é alimentada pelo modelo Gemini, do Google. Mas, segundo o presidente e COO da divisão móvel da Samsung, Choi Won-Joon, isso pode mudar em breve.
Em entrevista à agência Reuters, Choi afirmou que a empresa está “aberta a qualquer agente de IA que ofereça a melhor experiência ao usuário”, e revelou que a Samsung já está em negociações com a OpenAI e a Perplexity para integrar suas tecnologias nos próximos celulares da marca, possivelmente começando pela linha Galaxy S26, que deve ser anunciada em janeiro de 2026.
Um relatório anterior de junho já apontava que a Samsung estaria próxima de fechar um acordo de investimento com a Perplexity, incluindo a integração do app e assistente de IA diretamente nos dispositivos. A OpenAI também está na disputa para fornecer suporte à Galaxy AI, mas, até o momento, sem envolver investimento direto da Samsung.
“Estamos conversando com vários fornecedores. Enquanto esses agentes de IA forem competitivos e puderem oferecer a melhor experiência ao usuário, estamos abertos a qualquer um”, reforçou Choi.
Além das parcerias em inteligência artificial, a Samsung também avalia qual processador equipará a linha Galaxy S26. A fabricante ainda não decidiu entre o Snapdragon 8 Elite 2 e o Exynos 2600, o que indica que as definições técnicas seguem em andamento.
Ao comentar sobre a possível entrada da Apple no mercado de smartphones dobráveis — segmento onde a Samsung lidera com folga —, Choi adotou um tom otimista e afirmou que essa movimentação pode ser “benéfica para toda a indústria”, ao estimular a inovação e aumentar a concorrência.
Com isso, fica claro que a Samsung pretende se manter na vanguarda da tecnologia móvel, diversificando fornecedores de IA e buscando a melhor combinação de hardware e software para a próxima geração de smartphones.