Ir para o conteúdo

Samsung substituirá embalagens plásticas por materiais sustentáveis

Sob uma nova política de sustentabilidade, a empresa planeja substituir embalagens por materiais ambientalmente sustentáveis

author,

Retirar objetos da caixa é uma atividade tão agradável que há canais inteiros no YouTube dedicados ao assunto, mas as repercussões ambientais acerca de todas aquelas embalagens podem ser maiores do que você imagina. As probabilidades são que você vai jogar tudo fora ou colocar no armário, tornando improvável a reutilização.

Para compensar todo esse desperdício, a Samsung Electronics decidiu começar a substituir o plástico de suas embalagens por materiais mais sustentáveis, como papel e plásticos reciclados.

Samsung substituirá embalagens plásticas por materiais sustentáveis

Outras ações anunciadas pela gigante sul-coreana incluem a substituição de sacolas plásticas que protegem eletrodomésticos e TVs por sacolas baseadas em materiais reciclados e bioplásticos, e a mudança para o uso de materiais de fibra de papel certificados por grupos selecionados de sustentabilidade florestal até 2020.

Quando se trata dos eletrônicos que mais nos interessa – como celulares, tablets e smartwatches – a Samsung planeja trocar as tradicionais bandejas de plástico por moldes de celulose, e as bolsas de acessórios usarão materiais ecologicamente corretos. Os carregadores da empresa também passarão por mudanças no futuro, perdendo o filme plástico que os protegiam durante o transporte.

Uma nova “força-tarefa” de embalagem de produtos também foi montada para desenvolvimento adicional em novos projetos e logística. A empresa pretende usar 50 mil toneladas de plástico reciclado e coletar 7,5 milhões de toneladas de produtos descartados até 2030.

No entanto, essa mudança pode ter o efeito colateral não intencional de aumento de preços. O chefe do Centro Global de Satisfação do Cliente da Samsung, Gyeong-bin Jeon, disse: “Estamos comprometidos em reciclar recursos e minimizar a poluição proveniente de nossos produtos. Adotaremos materiais ambientalmente mais sustentáveis, mesmo que isso signifique um aumento no custo.”

Embora eu duvide que a mudança do plástico para as bandejas de papel seja responsável por qualquer grande mudança no preço do Galaxy S10 em relação ao S9, se os custos aumentarem, eles poderão ser repassados ​​para o cliente. É um pequeno preço a pagar para compensar o impacto ambiental causado por nossa fome insaciável por produtos eletrônicos.

Como uma das maiores fabricantes de celulares e um dos maiores conglomerados de eletrônicos do mundo, a nova postura ambiental adotada pela Samsung provavelmente causará um impacto significativo em quantos de nossos recursos limitados são desperdiçados em embalagens.

Fonte: Samsung (inglês)

Inovações