Pular para o conteúdo

Seus aplicativos estão deixando seu smartphone vulnerável a hackers?

Cuidado, os aplicativos podem ser uma entrada para hackers acessarem nossos dados

author ,

aplicativos vulneráveis

Os smartphones mudaram significativamente a maneira como nos comunicamos, compartilhamos, trabalhamos e navegamos em nosso dia a dia. Muito do que podemos fazer em nossos smartphones é graças aos aplicativos móveis: eles transformam nosso smartphone em uma versão portátil do nosso computador e nos permitem executar uma vasta variedade de tarefas. E mesmo com as conquistas tecnológicas mais importantes, sempre há inconvenientes e, com essa grande quantidade de smartphones, os aplicativos podem ser uma entrada para hackers acessarem nossos dados.

Segurança de aplicativos é essencial para usuários de smartphones

A segurança de aplicativos é uma das maiores preocupações no mundo on-line, e não apenas para smartphones. Várias ações em sites são realizadas graças a aplicativos da web, que também podem ser vulneráveis a ataques de hackers. Para evitá-los, a segurança dos aplicativos da web são tratadas por meio de firewalls que filtram o tráfego e protegem contra solicitações mal-intencionadas, como injeções de SQL e ataques XSS. Em relação aos aplicativos para dispositivos móveis, as coisas podem ser um pouco mais complicadas. A segurança cibernética é um problema para os usuários considerarem e tomarem providências para garantir que seu smartphone é seguro, seja atualizando o sistema operacional, instalando aplicativos que aumentam a segurança ou analisando os aplicativos antes de baixá-los.

iphone 6

No entanto, parece que a segurança do usuário pode estar em risco até mesmo para pessoas que usam apenas fontes confiáveis para baixar seus aplicativos. Uma pesquisa da Universidade de Michigan revelou que muitos aplicativos encontrados no Google Play continham inadvertidamente uma falha. Esses aplicativos permitem que o smartphone estabeleça uma conexão direta com um computador para transferir arquivos e realizar outras tarefas. Os aplicativos pareciam deixar as portas abertas - um convite aos hackers que buscam obter acesso aos smartphones e aos dados que possuem.

Seu smartphone está vulnerável a hackers?

Os pesquisadores concluíram que o sistema Android reflete a funcionalidade de portas abertas de PCs mais antigos, mas no caso de aplicativos móveis, isso pode ser extremamente perigoso. Para determinar o escopo do problema, eles analisaram o código por trás de cerca de 100 mil dos aplicativos mais baixados no Google Play. Eles concluíram que 1.632 aplicativos móveis incluíam a funcionalidade de porta aberta que os tornava vulneráveis a ataques maliciosos, enquanto 410 adicionais forneciam um nível insuficiente de segurança.

smartphone android

Eles reduziram esse número para 57 aplicativos e identificaram a possibilidade de portas abertas serem usadas por hackers por meio de uma rede sem fio (Wi-Fi) ou por outros aplicativos que acessam o dispositivo por meio de portas abertas ou até mesmo por scripts executados em um site. Aparentemente a maioria dos aplicativos vulneráveis encontrados foi desenvolvida para fins de compartilhamento. Eles permitiriam conexão direta com um computador para transferir fotos, usar o smartphone como um hotspot ou até mesmo enviar SMS de um PC. Um desses aplicativos, chamado WiFi File Transfer, tem mais de 10 milhões de downloads - o que significa que literalmente milhões de usuários estão em risco.

Os aplicativos para dispositivos móveis podem ser muito úteis em muitas tarefas essenciais e cotidianas, mas às vezes também podem nos tornar mais vulneráveis, e é por isso que devemos escolher e analisar os aplicativos que baixamos.

Segurança
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.