A Tecno começou uma campanha para combater o preconceito de tom de pele a partir dos celulares. A marca chinesa explica que o objetivo é aumentar a conscientização sobre a diversidade de tons de pele, ao mesmo tempo em que apresenta seu banco de dados de 268 tons de pele. A campanha se baseia na tecnologia Universal Skin Tone, introduzida pela companhia no ano passado.
A Tecno disse em comunicado de imprensa que, no mundo de hoje, a tecnologia e a inteligência artificial (IA) moldam as percepções e levantou a questão se os smartphones realmente capturam “todo o espectro e a beleza da diversidade humana, especialmente em mercados emergentes frequentemente esquecidos”.
De acordo com um estudo de 2018 do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade Stanford, há viés de tom de pele em alguns sistemas comerciais de inteligência artificial. Uma maneira de combater isso é por meio da coleta de dados científicos e medição inovadora para fornecer uma melhor compreensão desses sistemas.
A campanha inclui a atribuição de códigos de cores específicos para diferentes tons de pele; todos podem contribuir. A Tecno contratou algumas celebridades importantes em seus principais mercados, como o cantor e compositor indonésio Anggun, a cineasta e atriz saudita Fatima Al-Banawi, o cantor e compositor nigeriano Johnny Drille e a atriz polonesa Ewa Kepys.
Pessoas populares podem ser o rosto da campanha, mas a cor real da campanha são as pessoas comuns. Todos podem encontrar seu tom de pele em número hexadecimal pelo endereço 268toneproud.com, usando a câmera frontal do celular. A ferramenta foi desenvolvida por especialistas em ciência da cor, permitindo que a Tecno detecte, analise e renderize tons de pele com precisão. É importante observar que todas as imagens tiradas e enviadas pelo referido site irão para o banco de dados da Tecno para desenvolver ainda mais o seu software de tom de pele.