Pular para o conteúdo

Trump promete fechar TikTok nos EUA se não for comprado até 15 de setembro

O presidente também disse que o Tesouro dos EUA precisará receber "uma parcela muito substancial" do preço de venda do TikTok porque o governo está "possibilitando que esse acordo aconteça"

author ,

tiktok logotipo fundo preto

A Microsoft confirmou nesta semana que está em negociações para adquirir o TikTok nos EUA e que pretende terminar essas discussões até 15 de setembro. Agora, esta data está assumindo um significado ainda maior.

O presidente Trump disse que, se as operações da TikTok nos Estados Unidos não forem vendidas até 15 de setembro para a Microsoft ou outra companhia norte-americana, terá que fechar o serviço no país. Trump também disse que o Tesouro dos EUA precisará receber "uma parcela muito substancial" do preço de venda do TikTok porque o governo está "possibilitando que esse acordo aconteça".

Trump já havia ameaçado fechar o TikTok nos EUA, com relatos dizendo que o governo norte-americano está preocupado com o fato dos chineses estarem usando o aplicativo para coletar dados sobre cidadãos americanos. O TikTok atualmente é de propriedade da empresa chinesa ByteDance.

Também sabemos que Trump se opôs a um acordo que permitisse uma empresa americana comprar as operações da TikTok, mas depois de conversar com o CEO da Microsoft, Satya Nadella, o presidente concordou com as negociações.

A Microsoft confirmou que está "preparada para continuar as discussões sobre explorar a compra do TikTok nos Estados Unidos". Os detalhes preliminares do acordo dizem que a Microsoft compraria as operações da TikTok nos EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, e que a Microsoft seria proprietária e operaria a TikTok nessas partes do mundo.

Se o acordo for aprovado, a Microsoft prometeu mover todos os dados do TikTok sobre usuários dos EUA para servidores locais e excluir todos os dados que estão sendo armazenados fora do país.

Ainda há muitos detalhes do acordo entre Microsoft e TikTok que são desconhecidos, incluindo um preço.

JUST IN: President Trump says TikTok must close on September 15th if Microsoft or another US else doesn’t buy it. pic.twitter.com/Iknj2in0mb

— The Hill (@thehill) August 3, 2020
Economia e Mercado
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.