Pular para o conteúdo

UE quer exigir que todos os smartphones tenham um 'carregador comum'

O padrão USB-C parece a opção mais provável, pois é reversível e é mais novo que os conectores microUSB e Lightning

author ,

cabo usb-c celular

Muitos smartphones lançados hoje em dia vêm com uma porta USB-C, facilitando o compartilhamento do mesmo carregador entre vários dispositivos. No entanto, ainda existem alguns celulares fornecidos com outros tipos de cabos, e a União Europeia quer mudar isso.

Os legisladores da UE anunciaram nesta semana que exigirão que todos os smartphones adotem "um carregador comum". Esse carregador seria usado para todos os celulares, tablets, leitores de livros eletrônicos e outros dispositivos portáteis, afirma o grupo.

Embora o carregador exato que seria usado não seja mencionado explicitamente, o padrão USB-C parece a opção mais provável, pois é reversível e é mais novo que os conectores microUSB e Lightning.

Um carregador comum para os dispositivos portáteis facilitaria a vida dos consumidores e ajudaria a reduzir o desperdício, argumentam os legisladores da UE. Estima-se que os carregadores antigos gerem mais de 51.000 toneladas de lixo eletrônico a cada ano.

Na verdade, a UE pediu um carregador comum para todos os celulares em 2014. Isso não acabou acontecendo, porque, embora o número de dispositivos usando USB-C tenha aumentado ao longo dos anos, ainda existem muitos celulares e outros dispositivos fornecidos com um conector microUSB, enquanto a Apple vende seus modelos de iPhone com um conector Lightning.

Uma votação sobre esse assunto pelos legisladores da UE ocorrerá em uma data posterior.

Mudar todos os smartphones, tablets e outros dispositivos móveis para USB-C ajudaria a reduzir o desperdício e os custos para consumidores e fabricantes. Se a mudança acontecesse, os consumidores poderiam usar um único carregador para vários dispositivos, o que significa que os fabricantes não precisariam incluir um carregador em todos os dispositivos vendidos.

Economia e Mercado
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.