De acordo com o analista da indústria Mark Gurman, a Apple considerou fazer do iPhone 17 Air seu primeiro dispositivo sem porta. Tais relatos não são novidade, temos ouvido falar de um iPhone totalmente sem fio desde 2019, pelo menos. A Apple teria decidido manter a porta USB-C por enquanto, temendo que um dispositivo sem porta fosse contra as regulamentações da União Europeia. Mas não é o caso.
A assessora de imprensa da Comissão Europeia, Federica Miccoli, confirmou à imprensa que um dispositivo que suporta apenas carregamento sem fio está perfeitamente dentro das normas da União Europeia:
Sim. Como tais equipamentos de rádio não podem ser recarregados via carregador com fio, eles não precisam incorporar uma solução de carregamento com fio.
Em outras palavras, a porta USB-C é obrigatória apenas para dispositivos portáteis a bateria que suportem carregamento com fio – o objetivo era acabar com vários padrões de carregamento com fio incompatíveis. Se o carregamento sem fio for a única maneira de carregar um dispositivo, então nenhuma porta USB-C é necessária.
De qualquer forma, o iPhone 17 Air, que já estaria em desenvolvimento há algum tempo, deve ter uma porta USB-C. O futuro iPhone 18 Air, no entanto, pode ser o primeiro dispositivo sem porta da Apple.