Pular para o conteúdo

União Europeia pode forçar fabricantes a adotar USB-C em todos celulares e tablets

A mudança levaria empresas como a Apple a adotar o USB-C em vez do Lightning nos iPhones e iPads

author ,

cabo usb-c

A Comissão Europeia (CE) quer implementar uma "solução comum de carregamento" para dispositivos eletrônicos. De acordo com o anúncio de hoje, 23, o órgão regulador propõe emendas à Diretiva de Equipamento de Rádio da União Europeia, que tornaria o USB-C a porta de carregamento padrão para smartphones, tablets, câmeras, fones de ouvido, alto-falantes portáteis e consoles de videogame portáteis. Os motivos mencionados são a redução de lixo eletrônico e a solução de "inconveniências para o consumidor".

Embora isso signifique que celulares e outros dispositivos com portas micro-USB cairiam no esquecimento, a porta Lightning da Apple também estaria ameaçada. Os iPhones podem ter que adotar a porta USB-C como conector de alimentação principal se a diretiva for aprovada.

A Comissão Europeia também deseja que os fabricantes adotem uma tecnologia de carregamento rápido "harmonizada" que possa ser usada em vários dispositivos e padronize as velocidades de carregamento em carregadores compatíveis.

Embora a Apple esteja atrasada na adoção do USB-C em seus dispositivos móveis, a companhia está bem à frente da CE em outra área. O órgão regulador quer que as empresas "separem a venda de carregadores da venda de dispositivos eletrônicos", dando aos consumidores a opção de comprar um novo carregador ou não. Atualmente, empresas como Apple, Samsung e Xiaomi oferecem smartphones sem carregadores inclusos.

Quando veremos portas USB-C em iPhones?

Não tão cedo. Antes que a diretiva possa se tornar uma lei, o Parlamento Europeu deve votar a favor. Se aprovada, os fabricantes terão 24 meses para cumprir os novos regulamentos.

Economia e Mercado
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.