A Comissão Europeia, o braço executivo da União Europeia, introduziu a Lei dos Mercados Digitais (DMA) para garantir um maior grau de concorrência, evitando que grandes empresas abusassem do seu poder de mercado. Uma das empresas visadas é a Apple e, segundo a Reuters, o comissário do Mercado Interno, Thierry Breton, disse ao Tim Cook que é preciso abrir o ecossistema aos concorrentes.
Breton revelou que se encontrou com o CEO da Apple em Bruxelas, capital da Bélgica, e lhe disse que a empresa deveria permitir que os usuários de iPhone se beneficiassem de serviços competitivos, sejam carteiras eletrônicas, navegadores ou lojas de aplicativos. Um dos contra-argumentos que Cook utilizou foi que poderia comprometer a segurança e a privacidade, mas o comissário europeu acrescentou que a DMA promove a inovação sem pôr em risco nenhuma delas.
Até o momento, seis grandes empresas precisam adaptar seus produtos e serviços digitais à lei – Alphabet (dona do Google), Amazon, Apple, ByteDance (dona do TikTok), Meta (dona do Facebook, Instagram e WhatsApp) e Microsoft.
De acordo com a Comissão Europeia, a DMA pretende que essas empresas permitam que terceiros acessem seus ecossistemas e celebrem contratos e negócios fora da plataforma.