Pular para o conteúdo

Veja como Oppo garante 1.600 ciclos de carga para Find X5 Pro

O algoritmo da Oppo se baseia em três anos de explorações em laboratório e dados coletados para preservar o maior número possível de íons de lítio ativos, por isso se adapta continuamente

author ,

Veja como Oppo garante 1.600 ciclos de carga para Find X5 Pro

A Oppo apresentou o seu novo smartphone topo de linha Find X5 Pro no mês passado, e um dos recursos mais interessantes anunciados foi a vida útil da bateria de 1.600 ciclos de carregamento - o dobro do padrão da indústria. Para esclarecer sua tecnologia, a empresa explica em detalhes como o ciclo de vida da bateria ficou mais longo, mantendo as velocidades de carregamento ultra-rápidas.

Basicamente, estas inovações de bateria da Oppo incluem um algoritmo que rastreia o potencial elétrico através dos eletrodos negativos dentro da bateria em tempo real. Dessa forma, ele pode ajustar a corrente de carregamento dentro de um intervalo que minimizará a ocorrência de lítio morto, mantendo a velocidade de carregamento.

O lítio morto é a razão crucial pela qual as baterias perdem capacidade e o lítio "morre" por causa da corrente excessiva ou sobrecarga. O algoritmo da Oppo se baseia em três anos de explorações em laboratório e dados coletados para preservar o maior número possível de íons de lítio ativos, por isso se adapta continuamente. Uma vez que haja uma atividade consistente de íons de lítio e uma longa vida útil da bateria, a Oppo pode trabalhar na cura da própria célula de energia.

A tecnologia repara os eletrodos com uma fórmula eletrolítica aprimorada, formando um filme mais estável e durável que se cura durante os ciclos de carga e descarga, onde os íons de lítio viajam entre os eletrodos positivo e negativo. Isso reduz os danos, mantém o desempenho e prolonga a vida útil da bateria. Os resultados dos testes de laboratório da Oppo mostram que a bateria pode manter 80% de sua carga em 1.600 ciclos completos - um número que teoricamente pode ser alcançado em menos de dois anos, mas na prática é cerca de quatro anos.

Esta inovação é muito significativa para o bem do planeta porque as células de íons de lítio são altamente tóxicas para o meio ambiente quando descartadas, além de não serem recicláveis. Trazer essa tecnologia para nossos celulares e outros dispositivos móveis pode influenciar outros fabricantes da indústria a trabalhar em uma solução mais duradoura e sustentável antes que seja tarde demais.

Inovações
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.