Pular para o conteúdo

Vendas de smartphones da Xiaomi cresceram em 2020 às custas da Huawei

O lucro da empresa subiu 28,7% em 2020 e houve um salto de 19,4% na receita bruta

author ,

xiaomi smartphone

Não é segredo que a Xiaomi teve um ano excelente em 2020, mas agora está claro o quão rápido a empresa cresceu. A Xiaomi relatou os seus resultados "estelares" de 2020, ajudados em grande parte pelas fortes vendas de smartphones - e provavelmente pela queda de seu arquirrival Huawei.

O lucro da empresa subiu 28,7% em 2020 e houve um salto de 19,4% na receita bruta. As vendas de smartphones desempenharam um papel importante, disse a Xiaomi. A empresa vendeu cerca de 10 milhões de celulares premium ou dispositivos que custam mais do equivalente a cerca de R$ 2.584. Xiaomi não disse quantos dispositivos Redmi baratos foram vendidos, mas é seguro presumir que houve uma forte demanda.

Os esforços de expansão internacional e de salas de estar também ajudaram os resultados financeiros da gigante chinesa da tecnologia. A receita no exterior deu um salto acentuado de 34,1% em 2020, e a Xiaomi dominou as remessas de TV chinesa, bem como as vendas de aparelhos de 70 polegadas e maiores na China. As remessas da Xiaomi a colocam entre as cinco primeiras do mundo.

No entanto, há uma boa chance de parte deste sucesso ter acontecido graças ao declínio da Huawei. A proibição comercial dos EUA prejudicou os negócios da Huawei em 2020, com a participação de mercado da empresa caindo de 41% no início do ano para apenas 30% no final, de acordo com relatório da empresa de análise de mercado Counterpoint. A participação da Xiaomi cresceu mais modestos dois pontos, para 13% no final do ano passado, mas isso foi uma conquista significativa quando até marcas de peso como Oppo e Vivo lutaram para fazer algum progresso.

Não se sabe exatamente como a empresa vai trilhar em 2021, embora haja motivos para acreditar que ela prosperará. Smartphones carros-chefe como o Mi 11 devem impulsionar as vendas da Xiaomi, e a Huawei poderia facilmente continuar sua queda. Pode ser apenas uma questão de quão bem a Xiaomi aproveita esta oportunidade.

Economia e Mercado
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.