Pular para o conteúdo

Vírus virtual transmitido por Bluetooth imita propagação do COVID

A tecnologia será usada para avaliar a propagação do COVID-19 com mais precisão

author ,

covid

Em um esforço colaborativo, pesquisadores de três universidades nos Estados Unidos desenvolveram um "vírus virtual" que pode se transmitir entre smartphones e imitar a propagação do COVID-19.

Estes tokens virtuais, semelhantes a um vírus, circulam e se replicam entre dispositivos móveis usando o Bluetooth. Também são projetados para responder às diretivas de distanciamento social da mesma forma que o vírus real.

Estas ameaças, chamadas de Safe Blues, variam em suas propriedades virais, como tempo de incubação e níveis de infecciosidade. São classificadas como ativas por um período limitado em cada dispositivo "infectado". Durante este tempo, se o dispositivo estiver próximo a outro dispositivo, há uma chance do vírus se espalhar para o dispositivo vizinho. Ou, se o dispositivo estiver isolado, esta ameaça provavelmente não se espalhará.
Este experimento transmitido por Bluetooth pode ajudar a avaliar a transmissão do COVID-19 com mais precisão. O artigo desta pesquisa observa que, ao contrário das epidemias biológicas, o número de dispositivos infectados por cada cadeia pode ser medido em tempo real.

"O Safe Blues oferece uma solução para estimativas em tempo real no nível da população da resposta de uma epidemia às diretivas do governo e projeções para o futuro próximo", afirma o documento.

Os pesquisadores também desenvolveram um aplicativo Android para um experimento planejado no campus para testar os protocolos e técnicas do programa. Eles dizem que a tecnologia pode ser usada para treinar modelos sofisticados de aprendizado de máquina para estimar os números atuais e futuros de infecção por SARS-CoV-2.

Segurança
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.