Pular para o conteúdo

Você conhece o fenômeno "iPhone lento"?

Você provavelmente já passou pela situação, quando notou seu iPhone mais lento após 1 ano de uso ou logo depois do lançamento de uma nova versão

author ,

O seu iPhone atual está ficando lento?
Muitos já experimentaram esse fenômeno: um dia estamos perfeitamente felizes com o smartphone que estamos utilizando nos últimos 12 meses, mas no dia seguinte, depois que viu um colega mostrando seu novo gadget, o nosso de repente parece inadequado, volumoso e lento. A boa notícia é que não estamos sozinhos.

De acordo com o site Statista e o Google Trends, os primeiros dados foram citados em uma reportagem do New York Times no ano passado, o Google procurou o termo "iPhone lento" e viu que tem atingido o pico, uma vez a cada ano desde 2008, com cada um desses picos ocorrendo logo após a Apple lançar um novo modelo de iPhone. Não é estranho isso?

Há duas possíveis explicações para esses picos: A primeira seria o fenômeno (psicológico) "iPhone lento", quando as pessoas entram na expectativa criada pela Apple de um modelo mais novo e o seu telefone parece estar inadequado, de repente, as pessoas se incomodam com o fato de seu aparelho ser antigo e surge o fenômeno "iPhone lento".

A segunda explicação, e talvez a mais plausível, é que a Apple libera o lançamento de uma nova versão do iOS, o sistema operacional do iPhone muitas vezes coincidindo com a apresentação de um novo iPhone. E a Apple sempre fez questão de apresentar o iOS compatível com modelos de iPhone mais antigos sempre que possível, mas novos sistemas operacionais tendem a não funcionar tão bem no hardware de modelos mais antigos.
Portanto, parece plausível que as pessoas ao atualizarem para a nova versão do iOS, encontrem problemas de desempenho e buscam no Google para descobrir o que há de errado com seus telefones.

No entanto, este "efeito" parece passar rapidamente como ilustra o gráfico abaixo. Nos últimos anos, ele nunca levou mais do que duas semanas para o volume de buscas voltar ao seu nível anterior.

O seu iPhone atual está ficando lento?
Este gráfico ilustra a forma como ocorrem as buscas no Google para a palavra-chave "iPhone lento" e como atingiram o pico logo após a Apple lançar um novo modelo de seu popular smartphone.

A questão polemica, atinge o imaginário dos iFãs. Que quanto mais apaixonado pela Apple, mais vai se sentir com um aparelho velho e inadequado. Então, ele se convence de que o seu iPhone atual está ficando lento para conseguir motivar e justificar a compra da nova versão.

O seu iPhone atual está ficando lento?
Você já sentiu esse "fenômeno" ou a vontade de trocar seu smartphone todo ano? Comente e continue atento ao MaisCelular para saber mais notícias e lançamentos da Apple.

Fontes: Statista / Google Trends

Apple
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.