Ir para o conteúdo

Você é fã da interface personalizada Samsung One UI?

Claro, ainda existem coisas que podem melhorar, como em qualquer software, mas provavelmente isso não é um problema para muitas pessoas hoje em dia

author,

samsung galaxy note 10

Anos atrás, quando eu alternava entre um aparelho Android e outro frequentemente, uma das coisas que eu adorava era fazer root no celular e instalar interfaces de usuário personalizadas. Havia algumas opções muito boas por aí (tenho certeza de que ainda existem muitas até hoje), e a única limitação era a compatibilidade. Enquanto os criadores de interfaces e recursos tentavam disponibilizar suas personalizações no maior número possível de dispositivos, isso nem sempre era possível. Algumas empresas, como a HTC, tinham dispositivos muito mais amigáveis com a ideia de software personalizado. Ou pelo menos não tinha tantos obstáculos no caminho para impedir que o software criado por terceiros fosse instalado em seus dispositivos.

Eu lembro que, pelo menos na maioria das vezes, estava muito feliz com o software personalizado da HTC, chamado de Sense UI. Claro, algumas versões foram melhores que outras, mas no final eu gostei mais do Sense UI do que a oferta da Samsung naquela época.

Não acho que seja exagero dizer que a Samsung tinha o pior software personalizado na época. Ele foi uma das razões pelas quais muitas pessoas defendiam a experiência padrão do Android. Embora, para ser justo, muitas pessoas não estivessem satisfeitas com a maioria das outras opções de software personalizadas disponíveis nos fabricantes de smartphones Android, por isso claramente não podemos jogar tudo sobre os ombros da Samsung.

E a boa notícia é que parece que a Samsung melhorou muito sua interface de usuário, chamando de Samsung One UI. Eu só usei a nova interface do usuário da empresa algumas vezes e apenas de passagem, por isso não faço a menor ideia se é realmente bom para um uso cotidiano. Mas quando li opiniões dos mais recentes smartphones da Samsung, incluindo a série Galaxy S20, parece que o software não tem mais aquela má reputação.

Claro, ainda existem coisas que podem melhorar, como em qualquer software, mas provavelmente isso não é um problema para muitas pessoas hoje em dia.

Se você usou o software personalizado da Samsung ao longo dos anos, você acha que a nova interface One UI é a melhor opção atualmente? A Samsung resolveu os problemas e criou um software que pode disputar com a experiência de fábrica do Android? Ou ainda existem algumas mudanças importantes que a empresa precisa fazer? Nos conte pelos comentários!

Artigos especiais