Ir para o conteúdo

Você usa software beta no seu smartphone pessoal?

As pessoas perceberam que, se as empresas estão tentando obter feedback, não seria ruim tentar ajudar

author,

apple iphone xr

Houve um tempo em que o software beta (em fase de teste) era destinado apenas aos desenvolvedores. Isso não significa que os usuários convencionais não conseguiriam colocar as mãos em software de pré-lançamento se realmente quisessem, mas empresas como Google, Apple e outros grandes nomes não estavam realmente interessadas no que essas pessoas tinham a dizer.

Desenvolvedores eram pessoas criando os aplicativos que ajudariam a manter esses sistemas operacionais móveis populares. Havia, inclusive, um crédito adicional se os desenvolvedores descobrissem problemas com a plataforma como um todo e os relatassem.

Mas nos últimos anos essa mentalidade mudou bastante. Os betas públicos estão disponíveis para todos os tipos de software. Não apenas o iOS ou Android, mas também vários aplicativos recebem versões de pré-lançamento que permitem que um grupo de usuários teste e forneça sugestões sobre melhorias.

O software beta ainda tem seus altos e baixos, no entanto. É um tipo de software que pode apresentar falhas a qualquer momento durante o uso. O fato de essas empresas oferecerem um beta público não significa necessariamente que qualquer pessoa que esteja usando um smartphone deve testá-lo.

Não é como se as empresas estivessem tentando convencer as pessoas a colocar software potencialmente menos estável em seus dispositivos. Mas é obviamente muito importante para essas empresas que, quando fizer o lançamento público de uma nova versão de sistema operacional móvel (ou aplicativo), o software esteja livre de falhas (ou com a menor quantidade possível de falhas).

A razão disso é que os problemas com o software beta não são tão devastadores quanto os problemas com o lançamento público. Essa é provavelmente uma das muitas razões pelas quais essas empresas e desenvolvedores adotaram o beta público. As pessoas perceberam que, se as empresas estão tentando obter feedback, não seria ruim tentar ajudar.

Agora que a versão beta do Android Q está disponível, estou curioso: você experimenta algum software beta no seu smartphone pessoal? Seja a versão do desenvolvedor ou uma versão beta pública, você usa software de pré-lançamento? Caso a resposta seja afirmativa, como foi sua experiência na maior parte do tempo? Conte-nos pelos comentários!

Artigos especiais